domingo, 29 de abril de 2012

Reflexologia e relaxamento dos pés



RELAXAMENTO DOS PÉS

No final da sessão de tratamento, quando ambos os pés foram trabalhados minuciosamente, devem estar completamente relaxados e flexíveis e consequentemente devem poder mover-se com muita facilidade e liberdade. É por isso que se executa durante a fase final da sessão ume série de exercícios gerais para reforçar o efeito relaxante do tratamento. Apesar de ser uma parte essencial da sessão de reflexologia, a parte do relaxamento dos pés não demora muito tempo, ocupa apenas cerca de três minutos do tempo total do tratamento.

EXERCÍCIOS DE ROTINA

Os exercícios servem para reforçar o efeito geral do tratamento e ajudam o paciente a "voltar a si" uma vez completado o tratamento. Alguns reflexologistas poderão também executar estes exercícios no começo da sessão, especialmente se o paciente estviver nervoso por causa do próximo tratamento, ou se estiver excepcionalmente tenso e ansioso. Poderá também ajudar começar estes exercícios se os pés estiverem doloridos ou extremamente sensíveis por algumas partes do corpo não estarem a funcionar adequadamente.

Como cada parte do pé é exercitada à vez, isto vai refletir-se na pate correspondente, tornando-a muito elástica, ajudando a eliminar qualquer resto de tensão e rigidez.

O processo começa com os dedos, fazendo girar cada um sucessivamente várias vezes, primeiro numa direção e depois na outra. isto irá aliviar qualquer tensão no pescoço. Especialmente se a articulação do dedo grande estiver muito rígida, isso poderá indicar que o pescoço do paciente também está rígido. Não se deve fazer rodar o dedo demasiado depressa, porque isso pode fazer com que o paciente se sinta zonzo; seria o equivalente a rodar a cabeça muito depressa.

O terapeuta depois vai trabalhando ao longo de cada pé, primeiro com um movimento de torção - ou seja, como se estivesse a puxar para um lado os ombros e a espalhar os orgãos que se encontram no peito e na cavidade abdominal para o outro. A fase seguinte é a de massagear a planta do pé. Nesta fase o terapeuta trabalha o diafragma em si e ao mesmo tempo a totalidade do resto do corpo. Finalmente faz rodar suavemente os tornozelos, primeiro numa direção e depois na outra. É essencial que seja o terapeuta, e não o paciente, a controlar esta rotação para assegurar que o tornozelo permanece descontraido. A rotação suave ajuda a fazer desaparecer qualquer tensão na zona pélvica e também estimula a livre circulação de energia através do corpo.

ESCOLHA DO MOMENTO CERTO:

Estes exercícios resultam melhor se forem feitos no final do tratamento de cada pé, porque então o pé estará descontraído e os movimentos poderão ser executados sem força.

sábado, 28 de abril de 2012

Reflexologia



Muito procurada para alívio do strees, pois acalma a mente e causa um relaxamento profundo. Essa modalidade de massagem é realizada na planta e sola dos pés.

Reflexoterapia é a utilização terapêutica da Reflexologia. É uma técnica de tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa. Reflexologia é o estudo das delimitações destas áreas, assim como as suas funções e ações diante das patologias humanas. É um dos recursos da medicina natural, holística, ou medicina complementar.

A pressão recebida pelo pé pode enviar sinais que "equilibram" o sistema nervoso ou que liberam mediadores quimicos como a endorfina que reduz o stress e dores.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Reflexologia Energética


A Reflexologia Energética é uma terapia que trabalha o corpo físico, o corpo mental, o corpo emocional e o corpo espiritual. Esta terapia utiliza-se para desbloquear qualquer uma dessas áreas.

É importante saber que, qualquer dor ou outro sintoma no corpo físico, tem sempre origem em algum bloqueio no nosso corpo energetico, corpo mental, e/ou corpo emocional.

Esta forma de Reflexologia permite descobrir a relação entre os órgãos físicos e o corpo energético, com o objectivo de se atingir o equilíbrio holístico da pessoa.

sábado, 21 de abril de 2012

Sandália Massageadora

video

A Sandália Massageadora , possui pinos que entram em contato com milhares de terminais nervosos localizados nas plantas dos pés, esses terminais nervosos transmitem impulsos para todas as partes do corpo, através de massagens e pressões causadas pela sandália massageadora. Os pinos flexíveis do chinelo para massagem são macios, causando relaxamento nas pernas, nos pés, nas costas e ativam a circulação.
Na região onde fica o calcanhar há pontos maiores na sandália massageadora, que ajudarão a diminuir a descarga de peso e as dores. Já o ponto do chinelo para massagem onde é localizado o dedão é elevado, auxiliando no endireitamento da coluna vertebral. Na região abaixo dos dedos, os pontos relaxam os músculos das costas e superiores do ombro.
As Sandálias Massageadoras atuam por reflexo em cada órgão interno, causando alivio das dores, relaxamento da musculatura e ativação a circulação. Experimente usar as Sandálias Massageadoras diariamente.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Reflexologia podal - Estimulando a saúde do corpo, mente e espírito




É através do trabalho de estímulos que a reflexologia podal, aos poucos, vai ajudando o seu corpo, sua mente e seu espírito a encontrar um equilíbrio, aliviando assim as manifestações patológicas do ser humano. A técnica baseia-se no principio de que nos pés existem áreas ou pontos reflexos, que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. Assim, massageando-os, é possível reduzir dores e tensões.

“Usando a técnica de pressão digital da reflexologia, é possível provocar uma espécie de impulso elétrico que corre através dos nervos, relaxando profundamente o corpo e melhorando a circulação, objetivando promover o equilibrio do funcionamento corporal”, explica a terapeuta e esteticista do Spa Sport Resort, Acácia Prudente de Moraes.

Para encontrar esses pontos, a técnica segue um mapa dos pés, onde é possível encontrar cada local que precisa receber estímulo. “Nosso corpo possui 70 mil ramificações nervosas. Na reflexologia é possível trabalhar todas elas”, ressalta a massoterapeuta da clínica Íris Estética, Maria Cristina Debona.

A terapia funciona como um tratamento complementar, que auxilia as orientações médicas e por isso não é preciso abandonar outros tratamentos ou remédios. “Essa técnica é usada como complemento de outros tratamentos, pois ajuda a fazer com que o corpo do paciente fique mais receptivo ao tratamento que está sendo submetido”, conta Acácia.

Para Maria, é indicado que o paciente faça pelo menos uma consulta por semana, que pode tratar mais de um problema de saúde ao mesmo tempo. “Como as áreas são diferentes é possível estimular pontos distintos no mesmo tratamento”. A terapeuta Acácia também alerta para a importância das consultas: “A energia da reflexologia corre através do corpo a nível físico, emocional e mental e precisa ser equilibrada periodicamente, principalmente quando é afetada por doenças, estresse, depressão, preocupações do dia-a-dia e assim por diante”, diz.

Os benefícios

Cuidar do pés é um hábito natural, que expressa vaidade. No entanto, também pode ser considerada uma ótima maneira de equilibrar a saúde. E para isso não existe idade. Os benefícios da reflexologia podem ser aproveitados em crianças, adultos e idosos, mas há restrições em grávidas, pessoas com problemas de coração ou marca-passo. “Existem vários pontos no corpo, e é preciso sempre muito cuidado para não estimular uma área errada. Como não podemos brincar com a saúde, optamos por não fazer a técnica nessas pessoas com maior risco”, esclarece Maria.

Para a terceira idade a massagem é tentadora. “Além de ativar a circulação sanguínea e facilitar a oxigenação das células, limpa as toxinas da pele”, conta Maria.

Veja alguns benefícios da reflexologia-podal:

- Relaxamento físico e psíquico;
- Aumento de circulação sanguínea;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Limpeza das toxinas do corpo;
- Revitalização e equilíbrio da energia e do organismo; bem-estar físico e mental;
- Alívio de dores na coluna e no nervo ciático;
- Diminuição de edemas, síndrome pré-menstrual, depressão, ansiedade, dores de cabeça, problemas digestivos, entre outros.

Para melhor auxiliar nos tratamentos de saúde, antes de iniciar o trabalho da reflexologia é preciso um estudo de caso do paciente. “Eu converso com a pessoa para descobrir o que está pendente nela, e assim achar um melhor jeito de fazer a massagem e ajudá-la a se sentir melhor”, conta Maria.

Origem

Reconhecida pelo Ministério da Saúde do Reino Unido como uma terapia complementar, a reflexologia é uma técnica milenar, com relatos em países como Egito, Índia e China. Porém não se sabe exatamente o local de sua origem. No ocidente ela teria surgido no século 19.


Por Jéssica Ferrari

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O que é um Mapa de Reflexologia?



Reflexologia é uma técnica alternativa terapêutica que assume que a aplicação de pressão para as diferentes partes das mãos ou pés pode influenciar as mudanças no resto do corpo. Um mapa de reflexologia é um diagrama das mãos ou pés que ilustra que os pontos de pressão sobre as extremidades são ligadas a que as partes do corpo. Geralmente, as mãos e os pés são divididos em seções com códigos de cores que são cada rotulados com uma parte do corpo correspondente.


O mapa de reflexologia pode ser em um cartaz, de modo que o terapeuta pode facilmente se referem a ele, enquanto a aplicação de pressão para o paciente, ou pode ser impressa sobre uma meia ou luva.


O princípio fundamental da reflexologia é que as mãos e pés têm pontos de pressão que estão ligados ao resto do corpo. Estes pontos são encontrados na parte dianteira e traseira da mão e do topo e na parte inferior do pé. Praticantes de reflexologia afirmam que podem ajudar os pacientes a alcançar uma ampla gama de problemas de saúde metas, tais como perda de peso ou a cessação da dor, através da aplicação de pressão a estes pontos de forma estratégica. A ciência médica descobriu que a aplicação de pressão para as mãos ou pés não disparar o cérebro para enviar sinais para o resto do corpo que as partes do corpo causam para relaxar, mas outras aplicações médicas da técnica requerem mais investigação.


Um praticante do técnica geralmente usa um gráfico chamado de mapa de reflexologia para ajudá-la alvo pontos de pressão específicos. O mapa reflexologia é geralmente um diagrama dos pés, embora mapas das mãos também existir. Os gráficos são muitas vezes codificados por cores para que o terapeuta pode localizar os pontos de pressão importantes mais rapidamente. Cada parte do corpo é geralmente representada por uma cor diferente. Por exemplo, o coração é geralmente representada por a cor vermelha, e do estômago é frequentemente verde brilhante no gráfico.


De acordo com um mapa reflexologia, o pé direito e mão está ligado à metade direita do corpo, enquanto o pé esquerdo mão e está ligado à metade esquerda. Os dedos dos pés ou, localizadas no “top” do pé e da mão, estão associados com a cabeça e pescoço e os órgãos, glândulas e tecidos das mesmas. Normalmente, o mapa descreve a bola do pé como estando associado com a parte superior das costas e região do peito, bem como o coração e os pulmões. A parte interior do pé está ligado à região da coluna, enquanto a parte exterior está geralmente associada com os braços e ombros.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Bíblia da Reflexologia



A reflexologia é uma terapia leve e segura que fortalece o sistema de cura do corpo e ajuda a combater o stress. Este livro abrangente contém tudo que você precisa para conhecer o assunto, incluindo mapas de zonas das mãos e pés, técnicas para trabalhar os pontos reflexos, conselhos sobre como se preparar para a sessão de reflexologia e uma rotina passo a passo para tratar o corpo todo.

Com uma lista detalhada de instruções para aliviar os incômodos comuns, de problemas digestivos a lesões de pele, além de tratamentos especializados para crianças, casais e idosos, este é o único guia de reflexologia que você irá precisar.

Autor: Keet, Louise
Editora: Pensamento

domingo, 15 de abril de 2012

Wawe Lomi - Reflexologia Havaiana



Esta massagem presta especial atenção aos pés e pernas . Através dos pés, diversas funções do organismo são estimuladas oferecendo uma benefício a todo o corpo.


Ao contrário de outras técnicas de reflexologia, no Wawae Lomi, as pernas também são trabalhadas em toda a sua extensão inclusive os glúteos e a base da coluna, melhorando a circulação, aliviando dores e cansaço nas pernas, proporcionando sensação de leveza e bem-estar.

sábado, 14 de abril de 2012

Descubra a Reflexologia



DESCUBRA A REFLEXOLOGIA: UMA MASSAGEM QUE ALIVIA AS TENSÕES E PERMITE QUE VOCÊ VIVA MELHOR

Não se sabe exatamente quando e onde surgiu a Reflexologia; existem registros da aplicação dessa técnica nas antigas civilizações egípcia, chinesa e hindu. Fato certo é que atualmente a Reflexologia tem se mostrado uma forte aliada ao tratamento de diversas enfermidades e ela também é considerada por especialistas como uma das mais relaxantes massagens que existem (quem já provou sessões de reflexologia pode confirmar a enorme sensação de bem-estar que dura diversas horas ou até dias)– um verdadeiro alívio para as tensões em nosso estressante cotidiano. Como ressalta o reflexologista Dimitri, a Reflexologia possui 3 eixos: terapêutico, relaxante e estimulante; dependendo de como é aplicada e dos objetivos do Cliente, é dada maior ênfase a um ou outro eixo.

A Reflexologia baseia-se nos efeitos dos reflexos no organismo humano, a partir do princípio de que as regiões chamadas de plexos nervosos (concentrações de terminações nervosas) são interligadas a órgãos e a algumas áreas do corpo. Quando esses pontos são estimulados corretamente, os plexos nervosos enviam e recebem informações dos órgãos ou áreas do corpo aos quais estão conectados, o que faz com que o seu funcionamento ideal seja restabelecido.

Para os esportistas, a Reflexologia pode trazer inúmeros benefícios; na vertente terapêutica, complementando a Medicina tradicional, podem ser endereçadas diversas lesões que afligem os praticantes de esportes; a dimensão relaxante proporciona uma enorme sensação de leveza e relaxamento necessária àqueles que existem carga acima da média de seu organismo; finalmente, a vertente estimulante repõe energias e traz de volta o vigor necessário à atividade física. Hoje em dia, em tempos de “terapias holísticas” e terapias conjugadas é possível também customizar sessões de Reflexologia levando-se em conta os anseios e necessidades dos Clientes – por exemplo, fazer uma massagem a 4 mãos combinando massagem desportiva e Reflexologia, aliar a aromaterapia a sessões de Reflexologia, enfim, estabelecer um pacote individualizado para cada perfil de Cliente. Tradicionalmente, as sessões de Reflexologia duram aproximadamente 60 minutos, mas os atendimentos direcionados podem ser configurados conforme cada situação específica.

Então, você já está convencido dos benefícios e pronto para experimentar a Reflexologia ? Experimente uma sessão de Reflexologia e teça suas próprias conclusões. Uma coisa, no entanto, é certa: se você se encantar por essa técnica, vai descobrir que a 2ª sessão é melhor do que a 1ª, a 3ª é melhor que a 2ª e assim por diante ... A sensação de bem-estar, leveza e relaxamento é indescritível – uma verdadeira recarga de energias ... E existe sempre espaço para inovação e para desenvolver uma dinâmica voltada a suas necessidades e desejos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Para relaxar: 6ª edição da Spa Week começa neste sábado (14)



Se tratamentos de beleza e bem-estar ainda têm status de luxo e cifras inacessíveis, durante a Spa Week a regra é outra, pelo menos no quesito preço. De 14 a 28 de abril, os estabelecimentos participantes da 6ª edição do evento colocam à disposição dos clientes terapias especiais por valores fixos amigáveis. Aí, a regra é – literalmente – só relaxar.

Criada nos Estados Unidos nos mesmos moldes da Restaurant Week, a semana de descontos em centros de saúde e estética ganhou fama por aqui. Pela segunda vez consecutiva, spas de cinco estados brasileiros aderem à maratona, mas os custos variam: em São Paulo e no Rio de Janeiro, os tratamentos saem por R$ 70; em Minas Gerais, por R$ 60; no Paraná e em Santa Catarina, por R$ 50. Em relação aos preços normais, a economia pode passar dos 60%.

Funciona assim: cada clínica disponibiliza um menu com três alternativas de terapia. O cliente escolhe o spa, o serviço (veja a relação completa de endereços e tratamentos no site da Spa Week) e agenda o horário. O pagamento é feito no próprio estabelecimento.

Nove spas participantes dessa edição da Spa Week estão instalados em hotéis relacionados no GUIA BRASIL 2012. São eles:

No estado de São Paulo

Shishindo, no Blue Mountain, em Campos do Jordão;

So Spa at Sofitel, no Sofitel Jequitimar, no Guarujá;

Spa Igaratá, no Spa Fazenda Igaratá, em Igaratá;

Spa Sport, no Spa Sport Resort, em Itu;

Amazonian Spa, Hilton Morumbi, em São Paulo;

Olimpia SPA, no Blue Tree Berrini, em São Paulo;


Em Minas Gerais

Samadhi Spa, na Pousada Mirante da Colyna, em Monte Verde


No Paraná

Shishindo, no Hotel Radisson, em Curitiba

Spa Tereza Zanchi, no Hotel Four Points by Sheraton, em Curitiba

Como os pés refletem o corpo

Cada parte do corpo e cada função orgânica possuem seu próprio reflexo correspondente no pé. Isso permite que o pé forneça um quadro exato da saúde de um paciente. Se uma área do corpo estiver inflamada, tensa ou congestionada, os pontos reflexos correspondentes nos pés se mostrarão sensíveis quando pressionados.

Os pés são maravilhosas estruturas que refletem por inteiro nosso estado de saúde. A condição de nossos pés pode nos fornecer uma rica informação sobre nossa saúde física e mental. Do mesmo modo, a maneira como tratamos os pés influencia não apenas seu próprio desenpenho como o funcionamento geral do corpo e da mente.


Trabalhando nos pontos reflexos dos pés, o profissional pode estimular, por intermédio dos canais nervosos, qualquer órgão, função ou parte do corpo que esteja tensa ou comprometida em resultado de acidente, ferimento ou doença. Se eliminamos a tensão, ajudamos o sistema a se fortalecer contra toxinas quando necessário, reduzimos a dor e estimulamos o corpo a curar - se por si mesmo.

O sistema nervoso central e o cérebro são as áreas mais importantes que se podem tratar com a reflexologia. Cansaço, dores de cabeça, cólicas são condições que poderão ser trabalhados inicialmente estimulando apenas a área do sistema nervoso refletida nos pés. Os impulsos nervosos provenientes da coluna atingem todos os órgãos, funções e partes do corpo humano, de modo que trabalhar a área espinal, você poderá estimular o corpo inteiro.

Experimente a sensação de relaxamento e de alívio de tensões que a reflexologia pode proporcionar. Massageie por 15 minutos a região do cérebro e da coluna vertebral ilustrados na figura e sinta este prazer!


CUIDADO: Se caso você apresentar deslocamento do tornozelo, ossos quebrados nos pés ou nas pernas e ulcerações, evite utilizar a reflexologia nos pés, optando por trabalhar outras técnicas que também possuam reflexos em todo o corpo como a reflexologia das mão e a auriculoterapia

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Curso de Cristais


Os cristais são utilizados das mais variadas maneiras para proporcionar equilíbrio físico, mental e espiritual. Podem ser colocados em um ambiente como objetos de adorno ou imersos em água pura. Também podem ser expostos sob a ação da luz solar, proporcionando seus efeitos curativos. Servem como meio na busca de respostas durante a meditação.
Cada cristal tem vida própria e apreciá-lo é fazer uma ponte entre o intelecto e o emocional.

Através deles, criamos mudanças ou manipulamos, de algum modo, as vibrações no campo sutil, além do físico: corpo e ambiente ficam repletos de energia devido a sua capacidade de trazer para o nosso nível as freqüências de vibrações superiores.

Conteúdo do curso:

• Paradigma Holístico e Paradigma Cartesiano
• Anatomia Energética, Aura e Chackras
• Tipos de Cristais
• Aplicações
• Atuação dos Cristais
• Formas de Sintonização com Cristais
• Formas de Limpeza, Energização e Ativação dos Cristais
• Harmonização dos Chackras com Cristais
. Meditação guiada dos Cristais Atlantes que aprendi no México.

A quem se destina
Pessoas interessadas em conhecer e aprender a lidar com maravilhas da terapêutica com cristais, a fim de proporcionar bem estar e qualidade de vida a si mesmas e ao próximo.

Dia e Horário
Dias 27 e 28 de abril. Sexta das 19:00 às 22:00 horas e sábado, das 9:00 às 18 horas

Metodologia
A metodologia pedagógica e a didática fácil e clara, auxiliam o aluno na fixação dos conteúdos teóricos.
O Curso é apoiado em moderna tecnologia de ensino, garantindo a aplicabilidade das técnicas estudadas.
O curso é dinâmico, onde o aluno aprende a trabalhar sozinho e com terceiros

Valor
R$ 350,00 reais, podendo ser pagos em duas vezes.

Professor
Bento de Albuquerque

Local
CLN 112, Bloco B, Sala 209 (Espaço Shivaya)

Inscrições e informações
8264.5142

domingo, 8 de abril de 2012

Reflexoterapia para controlar ansiedade



A reflexoterapia é a ciência que estuda os efeitos dos reflexos no organismo humano, a partir do princípio de que as regiões chamadas de plexos nervosos (concentrações de terminações nervosas) são interligadas a órgãos e a algumas áreas do corpo. Quando esses pontos são estimulados corretamente, os plexos nervosos enviam e recebem informações dos órgãos ou áreas do corpo aos quais estão conectados, o que faz com que o seu funcionamento ideal seja restabelecido.

Os pés, as orelhas e as mãos são regiões com alta concentração desses pontos plexos nervosos, embora os pés sejam os prediletos para a realização do trabalho de reflexologia, já que possui uma área maior, o que acaba facilitando a manipulação. Esse tipo de método ajuda a aliviar a ansiedade.

Durante um tratamento os especialistas nessa massagem pressionam as mãos em pontos específicos dos pés de seus pacientes. A região dos dedos, por exemplo, corresponde à região da cabeça, ou seja, se você se queixar de dores nessa parte do corpo é essa região dos pés que receberá um tratamento mais específico.

Segundo especialistas, essa técnica pode manter o equilíbrio e restaurá-lo, de forma que o organismo passe a funcionar melhor, estimulando a circulação sanguínea e o sistema de cura, aliviando também as tensões musculares, que fazem parte dos sintomas da ansiedade.

Se você está a beira de um crise de nervos e não há tempo para agendar uma visitinha a um especialista em reflexologia, o jeito é aplicar a técnica sozinho. Portanto, massageie o ponto do coração (que fica alguns centímetros abaixo da junção dos dedos anelar e médio) por um minuto e sentirá uma sensação de alívio, que pode ajudar a acalmar a ansiedade em questão. Pressionar um ponto das mãos estimula a rede nervosa em torno do local que ele representa. De acordo com a técnica, todos os órgãos do corpo e as sensações ligadas a eles se refletem nas palmas das mãos.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Uma agradável massagem nos pés



Sim, com certeza receber massagem nos pés é uma das técnicas anti-stress preferidas do público que sabe bem viver.

Além de tantas sobrecargas e tensões que os membros inferiores recebem, a circulação nos pés é extremamente deficitária, ocasionando diversas disfunções para esta região como:edemas (pés inchados), varizes, calosidades, dores e bolhas, e ainda mais somando o peso de nosso corpo.

Assim sendo, temos aqui uma sugestão de massagem podal, procedimentos de bandagens aromáticas e hidratação profunda. Esta zonareflexa merece cuidados e atenções especiais, pois ela pode melhorar a saúde de todo o nosso organismo.

A reflexologia podal tem recebido reconhecimento amplo e geral. Atualmente, na Inglaterra, é uma das técnicas preferidas e valorizadas pelos ingleses. Na Índia, é comum se dizer que se queremos agradar o nosso amado, devemos começar pelos pés, como gesto de humildade e conforto. Vamos lá, reconheça que seus pés merecem este carinho e tenha a certeza que todo o seu corpo agradecerá.