domingo, 19 de setembro de 2010

Dor na Garganta


"As bruscas mudanças de temperatura típicas do inverno e entrada da primavera, associada à forma errada de respirar, são fatores que contribuem para o aparecimento de sintomas como febre, dificuldade para engolir, ressecamento na garganta, dor de cabeça, dores no corpo, características estas, da dor de garganta. É o sinal que o sistema imunológico não está bem ".

As dores de garganta são causadas por diversos fatores. As viroses e infecções bacterianas são muito comuns. A dor de garganta também pode ser causada pelo fumo, respirar ar contaminado, beber álcool, respirar de forma errada e muitos tipos de alergias.

A obstrução nasal faz com que as pessoas respirem pela boca. Ao respirarem por ela, não aquecem, não filtram e nem umidificam o ar que colide diretamente com as paredes da garganta gerando dor de garganta.

O refluxo gastroesofágico faríngeo "queima" quimicamente a garganta com ácido clorídrico. As bebidas alcoólicas (principalmente as destiladas) também contribuem para desconfortos nessa região.
O fumo, o chá, o chimarrão, o café e outras bebidas quentes também agridem essa região se mantiverem temperaturas superiores a 75 °C.

Viroses podem infectar a garganta, mas em geral não possuem capacidade para formar placas brancas e secreções purulentas nas amígdalas.
A mononucleose é a virose que se manifesta na garganta com a maior repercussão sistêmica. Podemos encontrar muitos linfonodos cervicais, dificuldade para deglutir, dores em todo o corpo, prostração e o hemograma se apresenta alterado com predominância de linfócitos (atípicos).

Infecções bacterianas causam, em sua maioria, amigdalites ou faringites.
O aumento do volume da garganta, vermelhidão, placas esbranquiçadas, úlceras na superfície das amígdalas, são características de infecção bacteriana.

Resultam em uma reação inflamatória inicial das amígdalas para que o sistema imunológico produza anticorpos contra futuras infecções. Algumas vezes, o germe responsável não é localizado nas amígdalas, mas pode se estender a outros órgãos, principalmente os rins e o coração.



A Reflexoterapia e a Dor na Garganta

A Reflexoterapia age complementando o tratamento médico, auxiliando na melhora do sistema imunológico. Assim, o organismo terá mais condições de reagir diante do distúrbio, promovendo a homeostasia, o equilíbrio.

É muito importante estimular as vias aéreas (nariz, laringe, faringe e traquea), nos pés. Aplicar técnicas de relaxamento, estimulando assim a circulação sanguínea e linfática. Dessa forma o organismo reagirá diante desse desequilíbrio, produzindo os anticorpos necessários caso uma infecção, ou produzindo substâncias antiinflamatória, caso um distúrbio não infeccioso.

A dor de garganta é muito freqüente em crianças, observa-se que o inchaço das amígdalas bloqueia a passagem da respiração, da ventilação das tubas auditivas com conseqüentes otites médias no aumento das adenóides, podendo levar essas crianças à necessidade de remoção desses tecidos.

Bebidas mornas, como chás (com ou sem mel) e sopas, assim como outros alimentos macios, se forem toleráveis, ajudam a criança a manter-se alimentada, apesar da dificuldade para engolir. Evitar as variações de temperatura ambiente, ingerir suco rico em vitamina C, ajudam a tratar e a evitar a doença.


fonte:revistapodologia.com
Revista Podologia Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário