sábado, 11 de setembro de 2010

Reflexologia no tratamento de LER/DORT


LER significa Lesão por Esforço Repetitivo e é reconhecida também com o nome de DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Portanto, trata-se de um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões e membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraço, braços e pescoço) ou qualquer segmento do corpo submetido ao estresse, vivido não só no trabalho, mas também no lar. Tem relação direta com as condições de trabalho que exigem do empregado movimentos manuais repetidos, continuados, rápidos e/ou vigorosos, durante um longo período de tempo.

Os principais pontos acometidos são: coluna cervical, ombros, punhos, antebraços, coluna lombar.

Existem inúmeras causas que levam a LER/DORT, sendo que as mais comuns estão associadas a fatores emocionais, tensão, estresse psicológico, estilo de vida e fatores ergonômicos desfavoráveis.

Qualquer movimento repetitivo associado à postura, digitação, montagem leve, operação de máquinas em geral, empacotamento, selecionadores e expedição, entre outros, podem colocar os empregados sob risco de LER, tais como a Síndrome do Túnel do Carpo, tenossinovites, tendinites, etc.

Dentre os candidatos de maior risco, no escritório, para as LER, estão os datilógrafos, digitadores, separadores de correspondência, caixas de bancos e supermercados e qualquer um cuja função envolva movimentos repetidos do punho, má postura, força, entre outros fatores.

Os principais sintomas são sensação de dormência, formigamento, cansaço nos membros ou sensação de peso, inchaço, choques, diminuição da força muscular; dificuldade de movimentação, desconforto.

O tratamento com a reflexologia atingirá todos os pontos do corpo, por isso é necessário que durante o tratamento aja uma conversa entre o terapeuta e o paciente, pois será ali que os problemas serão detectados e com isso definidos os pontos de aplicação. Assim, o terapeuta saberá quais são as principais queixas do paciente, e com isso chegará mais rápido a raiz do problema fazendo com que a dor naquele local diminua.

Por Dílson Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário