quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Reflexologia Podal - Hipertensão Arterial


Coração

O Coração é um órgão localizado no corpo humano com a função de impulsionar aproximadamente de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo. Ele bate de 65 a 85 vezes por minuto durante toda a nossa vida. É a mais importante estrutura do sistema circulatório, onde fazem parte também, artérias, veias, válvulas, capilares e sangue.

Pressão Arterial

É a força com o qual o coração, ejeta, bombeia o sangue através dos vasos para todo o corpo. Esta força é influenciada pela resistência dos vasos, pelo volume e densidade do sangue. Isso ocorre apartir da saída do sangue do coração para todo o corpo.

A pressão arterial pode ser alterada no dia-a-dia pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, dos batimentos cardíacos por minuto e da elasticidade dos vasos. Os níveis hormonais e nervosos que regulam a resistência sanguínea sofrem a influência pessoal e ambiental.

Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sangüínea sofrem a influência pessoal e ambiental. É muito importante para o paciente com Hipertensão Arterial saber dos fatores que contribui para o surgimento desse distúrbio. Essas informações poderão ser obtida com o médico. Assim, é possível, agir de forma preventiva, evitando danos para o sistema cardiovascular.

Hipertensão Arterial

A Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida observada em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas, por profissionais da área da saúde.

É comum e normal ocorrer elevações da pressão com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, estresse, fumo, álcool, drogas, alimentos e café.

No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão. A maioria desses indivíduos, 95%, tem hipertensão arterial chamada de essencial ou primária (sem causa) e 5% têm hipertensão arterial secundária a uma causa bem definida.


Reflexologia Podal - Hipertensão Arterial

A reflexologia podal, através da sua massagem-reflexa, tem obtido uma resposta muito boa no tratamento de Hipertensão arterial. O objetivo da massagem-reflexa é promover o retorno da homeostase, um estado de equilíbrio. O passo mais importante é promover a diminuição da tensão muscular e induzir o corpo ao relaxamento.

O estado de maior relaxamento, facilitado pela reflexologia, permite que os sistemas corporais, incluindo os sistemas de excreção, funcionem eficientemente, eliminando toxinas e impurezas de forma apropriada. Ao reduzir a tensão a reflexologia permite que os vasos do sistema cardiovascular conduzam o sangue de forma fácil e natural.

Os fatores circulatórios são influenciados pela pressão aplicada na reflexologia. Os efeitos da reflexologia sobre a pressão sanguínea foram comprovados num estudo realizado durante a Olimpíada Policial da Califórnia, quando reflexologistas ocuparam barracas de demonstração durante os jogos de l987. Outro estudo foi realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em 2003, que fez parte da tese de Doutorado da Enfermeira-obstetra e reflexologista Rosemeire Sartori de Albuquerque, onde se observou melhora nos índices de pressão arterial em Gestantes com pré-eclâmpsia (hipertensão arterial de risco), após receberem sessões de reflexologia.

A reflexologia Podal ajuda a equilibrar todos os sistemas do corpo, estimulando áreas pouco ativas e acalmando áreas superativa. Ela é inofensiva para áreas que estão funcionando adequadamente.


Revista Podologia Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário