sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Reflexologia Podal - Estresse


O estresse é o estado de tensão emocional que produz um estado psicológico desagradável caracterizado por irritabilidade, distúrbio de sono e do apetite, dificuldade na concentração, e preocupação exagerada com relação a situações triviais. O estresse está ligado às doenças do coração e à hipertensão arterial, podendo também ter relação com o surgimento do câncer.
A relação com funções imunológicas no nosso organismo ainda não está bem esclarecida, mas, há evidências muito fortes sobre isso. Estudos mostram que pessoas que têm amplas relações sociais e contatos com pessoas, amigos, vizinhos, parentes, colegas de serviços, têm menor incidência de resfriado do que os que vivem num ambiente restrito de relacionamentos.

Na terceira idade as situações "estressantes" podem levar a alterações cardiovasculares, hipertensão arterial, com diversas conseqüências, às vezes graves, como o infarto do miocárdio, doenças gástricas e intestinais. Outras vezes pode ser acompanhado de distúrbios psicológicos, os mais variados, como depressão ou agitação. Pode ocorrer o agravamento de uma doença que estava equilibrada, como a diabete, por exemplo.

Hipócrates em 500 a.c. já dizia que as emoções estão ligadas à saúde. Hoje os cientistas estão conseguindo demonstrar que as paixões podem desencadear doenças. Descobriram que certas células do corpo humano são capazes de enviar mensagens entre células nervosas e o sistema imunulógico. Estudos em animais mostraram que a interrupção dessa comunicação entre as células, seja pela engenharia elétrica ou pelo uso de drogas, está associada com uma maior susceptibilidade às doenças da tireóide, doenças inflamatórias e artrites.

A organização mundial de Saúde (OMS) afirma que o "Estresse" é uma "epidemia global". Vivemos um tempo de enormes exigências de atualização. Somos constantemente chamados a lidar com novas informações. O Ser Humano cada vez mais se vê diante de inúmeras situações às quais precisa adaptar-se. Como por exemplo, diante de demandas e pressões externas vindas da família, do meio social, do trabalho/escola, do meio ambiente e para ficar mais difícil nos dias de hoje , o desemprego. Outros fatores aos quais precisa adaptar-se são, entre outras, as responsabilidades, obrigações, autocrítica, dificuldades fisiológicas e psicológicas.

A vulnerabilidade individual e a capacidade de adaptação são muito importantes na ocorrência e na gravidade das reações ao processo de "Estresse". O desenvolvimento do processo de "Estresse" depende tanto da personalidade do indivíduo quanto do estado de saúde em que este se encontra (equilíbrio orgânico e mental), por isso nem todos desenvolvem o mesmo tipo de resposta diante dos mesmos estímulos. Estilo de vida, experiências passadas, atitudes, crenças, valores, doenças e predisposição genética são fatores importantes no desenvolvimento do processo de estresse. O risco de um estímulo estressor gerar uma doença é aumentado se estiverem associada à exaustão física ou fatores orgânicos.


As reações do organismo provocadas pelo Estresse

- dilatação das pupilas;
- estimulação do coração (palpitação), a noradrenalina, produzida nas glândulas supra-renais acelera os batimentos cardíacos e provoca uma alta de pressão arterial, o que permite uma melhor circulação do oxigênio;
- a respiração se altera (tornando-se ofegante) e os brônquios se dilatam para poderem receber maior quantidade de oxigênio;
- aumento na possibilidade de coagulação do sangue (para assim poder fechar possíveis ferimentos);
- o fígado libera o açúcar armazenado para que este seja usado pelos músculos;
- redistribuição da reserva sangüínea da pele e das vísceras para os músculos e cérebro;
- frieza nas mãos e pés;
- tensão nos músculos;
- inibição da digestão (inibição da produção de fluidos digestivos, inibição dos movimentos peristálticos do percurso gastrointestinal);
- Inibição da produção de saliva (boca seca).

As conseqüências que o estresse poderá trazer ?

Toda essa mobilização de energia traz algumas conseqüências como:

- redução da resistência do organismo em relação a infecções;
- sensação de desgaste, provocando cansaço e lapsos de memória;
- supressão de várias funções corporais relacionadas com o comportamento sexual, reprodutor e com o crescimento. Exemplos: queda na produção de espermatozóides;
- redução de testosterona;
- atraso ou supressão total da puberdade;
- diminuição do apetite sexual;
- impotência;
- desequilíbrio ou supressão do ciclo menstrual;
- falha na ovulação ou falha no óvulo fertilizado ao dirigir-se para o útero;
- aumento do número de abortos espontâneos;
- dificuldades na amamentação.

Caso o indivíduo consiga lidar com o estímulo estressor, eliminando-o ou aprendendo a lidar com o mesmo, o organismo volta a sua situação básica de equilíbrio interno (homeostase) e continua sua vida normal.


Objetivo de Tratamento da Reflexologia Podal

- Aliviar a tensão;
- Combater a congestão no organismo;
- Combater a Inflamação;
- Promover o relaxamento;
- Regular o funcionamento da Glândula supra renal (Sistema Endócrino).


A Reflexologia Podal e o Estresse

A Reflexologia Podal é uma ciência da área da saúde que surgiu na Antigüidade. Sabe-se que os chineses também usavam a Reflexologia aliada a Acupuntura, no século IV d.C.
Conhecida hoje popularmente como massagens nos pés ou massagens reflexas nos pés, a Reflexologia Podal tem uma resposta muito eficaz no tratamento do Estresse.

Os sintomas apresentados pelo paciente com Estresse são a principal dica para iniciarmos o tratamento da Reflexologia Podal. É através deles, que começamos a conhecer o estado em que se encontra esse organismo, sempre levando em consideração o estado físico, mental, emocional e espiritual do indivíduo. O objetivo principal da Reflexologia Podal diante do estado de Estresse é o relaxamento, diminuindo assim a tensão que existe neste organismo.

A Maior parte das pessoas espera ser acometida de alguma irregularidade em seu corpo físico, para depois tomar uma atitude. São realmente poucos as que fazem exames preventivos em seu corpo por meio de checagem periódica, realizando uma alimentação balanceada, práticas regular de exercícios , que visem um relaxamento físico, mental e espiritual,como por exemplo, caminhada.

Um mapeamento dos pés possibilita o tratamento, indicando cada ponto a ser massageado, de acordo com a necessidade do paciente. É possível se livrar das dores nas costas, dores de cabeça, retenção de líquidos, problemas intestinais, provocados pelo Estresse, tudo isso, através dos pés. O tratamento pode anular vários problemas, mas este "diagnóstico" destina-se as partes "desequilibradas" do corpo, e não a doenças designadas.

A Reflexologia Podal permite a recuperação do bem estar, ativando o mecanismo de cura, que existe no interior de cada um de nós.


Drº. Abnel Alecrim Andrade - Fisioterapeuta - CREFITO-SP 33.269 - Especialista em Reflexoterapia.
Link Original da Noticia:
www.revistapodologia.com
Revista Podologia Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário