A refelexoterapia é a aplicação dos conhecimentos da Reflexologia que identifica um "fator reflexo" presente no corpo humano em determinadas regiões, chamadas de microssistemas.
Nestes microssistemas, quando há um estímulo local, produz-se uma resposta em uma outra região do corpo ou órgão interno. Daí , pode-se tratar alguma função ou área do corpo estimulando-se pontos afastados da área problemática.
São exemplos de microssistemas, os pés, as mãos, os polegares, a cabeça, etc.
A reflexoterapia oriental, praticada há milênios, acredita que este efeito reflexo dá-se devido aos fluxos energéticos presentes no corpo que acessam áreas distantes através de trajetos determinados (meridianos de energia).
A refelexoterapia ocidental (bem mais recente) ainda não elucidou suficientemente sua forma de ação, dando-se crédito a algum mecanismo neurológico ainda não conhecido totalmente. Apesar disto, a Ciência reconhece que o efeito existe (inclusive estuda-se a disciplina e tratamentos de reflexologia em alguns cursos de graduação na área da Saúde como é o caso da Fisioterapia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário