A reflexologia ou reflexoterapia é uma técnica terapêutica projetada para ativar o equilíbrio entre o corpo e a mente, para detectar, curar e prevenir dores ou doenças. Ela se baseia na estimulação por digitopressão de pontos localizados em mãos, pés e cabeça que atuam como um reflexo de órgãos internos, tecidos e sistemas, melhorando assim a saúde, tanto física como mental, e favorecendo o bem-estar geral.
A reflexologia tem sua origem na medicina tradicional chinesa e consiste em fazer pressão com os dedos das mãos em determinados pontos do corpo, chamadas zonas reflexas, que se encontram energeticamente relacionadas com os órgãos internos do corpo. Estes pontos de pressão se encontram, principalmente, nos pés, mãos e cabeça. A medicina tradicional chinesa afirma que todas as partes do corpo estão comunicadas entre si e é possível trabalhar e equilibrar o organismo inteiro através de pontos exatos do corpo. Através da estimulação das zonas reflexas, enviam-se impulsos e sinais nervosos ao resto de partes do corpo e órgãos vitais. Por exemplo, dores como a da enxaqueca podem ser tratadas pressionando o dedão do pé.
O ramo da reflexologia mais antigo e mais usado é a reflexologia podal. Cada parte do nosso pé está diretamente conectada com um órgão ou área concreta do nosso corpo. Sendo assim, ao estimular alguma das terminações nervosas, envia-se um sinal à medula e ao cérebro, que respondem com instruções de cura para os órgãos e músculos que estão sendo trabalhados através da reflexologia podal. Ao trabalhar ospontos de pressão dos pés, é como se a pessoa estivesse massageando diretamente a área danificada. Desta maneira, a reflexologia apresenta propriedades curativas e múltiplos benefícios que ajudam a melhorar nossa saúde e favorecer o bem-estar geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário