A reflexologia para melhorar o sono do bebê é cada vez mais uma prática comum e popular, que pode conseguir resultados bastante interessantes na melhoria da qualidade de sono dos bebês.
Esta técnica é uma técnica bastante simples que pode ter um impacto significativo no bebê, tranquilizando-o, mesmo em casos em que os bebés são mais agitados.
Tranquilizar o bebé é um excelente passo para que ele consiga dormir melhor, pois a agitação é um dos principais factores que causa mais problemas ao nível do sono.
A reflexologia é o nome dado a uma técnica que consiste numa massagem. Vejamos então quais são os diversos passos desta massagem.
Para começar, deverá deitar o bebê numa superfície onde ele possa estar confortável, num ambiente calmo e que transmita tranquilidade, sem barulhos e com uma temperatura à volta dos 21ºC.
Não deverá haver demasiada luz no espaço, devendo a luz ser de intensidade média. Deverá ir falando com o bebê num tom baixo e doce, o que irá igualmente ajudar a tranquilizá-lo.
Relativamente à técnica em si, devemos seguir os seguintes passos
- Comece por segurar o pé direito do bebé, fazendo alguma pressão de forma suave na zona do dedo grande do pé, fazendo círculos com o seu polegar. Repita este passo cerca de 3 vezes, e apenas no pé direito.
- Utilizando também o seu polegar, pressione a zona do centro superior da sola do bebé, também chamada de plexo solar. Faça isto nos dois pés do bebé, e em simultâneo. Pressione e liberte a pressão cerca de 3 vezes;
- Coloque o seu dedo (o polegar também) na zona interna lateral da sola do pé do bebé. Faça pressão e vá deslizando o dedo desde o calcanhar do bebé até ao ponto do seu devo maior do pé.
Deverá repetir estes três passos do processo de reflexologia, várias vezes.
Podem existir várias potenciais causas pelas quais o bebé não consiga dormir bem. O facto de ser naturalmente agitado, estar doente, estar cansado, estar a passar por dores incomodativas fruto do nascimento dos primeiros dentes, entre outro tipo de potenciais problemas.
Assim, é muito importante que estejamos ao corrente das formas segundo as quais podemos acalmar o nosso bebé e fazer com que ele durma melhor.
Relativamente à técnica aqui agora descrita, a melhor altura para a mesma ser feita é no final do dia, após o banho. Isto porque se trata de uma altura em que o bebé já se encontra mais relaxado, quente e confortável, o que funciona como um bom facilitador da técnica referida.
Evite fazer estas massagens pouco tempo depois de o bebé se alimentar ou da amamentação, sob pena de poder ajudar a provocar refluxo em bebés de mais tenra idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário