segunda-feira, 19 de março de 2012

Reflexologia – Como restabelecer o equilíbrio energético




KUNZ Kevin; KUNZ, Barbara. Reflexologia – Como restabelecer o equilíbrio energético. Tradução: Sonia Midori Yamamoto. 7. ed. São Paulo: Pensamento, 2007.

Este é um livro que proporciona aos leitores uma viagem ao mundo da reflexologia, cujas técnicas nos permite uma boa comunicação com o corpo por intermédio das mãos e dos pés. E esta relação abrange a redução de estresse, a economia de energia e o desenvolvimento de maior consciência do corpo. Componentes estes que restabelecem o equilíbrio energético. A reflexologia é uma prática de cura, onde a pressão é aplicada a determinadas áreas dos pés, mãos e ouvidos – e trazer a cura para o corpo. Essas áreas são chamadas de zonas ou reflexos, o coração da reflexologia é a teoria de que cada zona ou reflexo corresponde a um determinado órgão do corpo. A mesma compreende três técnicas básicas, que são: Aperto, Rotação sobre um ponto e o Caminhar com os dedos

Na reflexologia do Pé, as técnicas aplicadas são: caminhar com o polegar na planta do pé, aperto na planta do pé, várias técnicas no dorso do pé, caminhar com o polegar na lateral interna do pé, caminhar com o indicador fazendo rotação sobre um ponto na lateral externa do pé, rotação sobre um ponto na lateral interna do pé, rotação sobre um ponto na lateral interna e externa do pé, bola de golfe na lateral interna do pé, bola de golfe de formas variadas e rolo de pé de formas variadas.

As técnicas aplicadas na reflexologia da mão são: caminhar com o polegar na palma da mão, caminhar com o indicador usando a técnica do aperto na palma da mão, aperto com vários dedos na palma da mão, técnicas do aperto na palma da mão, aperto-beliscão no dorso da mão, caminhar com o polegar no dorso da mão, técnicas variadas no dorso da mão, caminhar com o polegar e indicador nas laterais da mão, rotação sobre um ponto em várias partes da mão, polimento em várias partes da mão e bola de golfe em várias partes da mão.

Nas técnicas de reprodução do passo, segundo a obra, são reconhecidos dois importantes elementos do caminhar, o movimento direcional do pé e sustentação do peso. No ato de andar,o papel do pé consiste em mudar de direção enquanto emite sinais para que o corpo desloque o peso em resposta.

A reflexologia tem sua eficácia baseada no fornecimento das experiências sensoriais de leve toque, pressão intensa, formação angular das juntas, estiramento de músculos e tendões, bem como a extensão desse estiramento. Com exceção do toque leve, todos esses elementos constituem formas de comunicação necessárias ao movimento. Como ocorre com qualquer órgão sensorial, o pé recebe informações através de experiências sensórias e processa o estiramento e a pressão como partículas de dados indispensáveis à locomoção. O sinal sensório e a ação resultante dos grupos musculares se referem a uma fase do mecanismo do passo. O princípio dessa fase reside na incisão do calcanhar. Quando ele atinge o chão, transmite informações a todo o organismo sobre a posição do pé em relação ao corpo.

A crítica mais comum contra a reflexologia é a falta de evidências para a afirmação de seus efeitos, ou de qualquer base científica ou demonstrativo para as suas teorias.

Assim como outras pseudociências sem qualquer efeito provado além de placebo, se seus pacientes dependerem apenas dela ou até rejeitar tratamentos médicos efetivos, aumenta o risco de saúde do paciente.

A afirmação que a reflexologia pode manipular energia, sempre foi extremamente controversa, já que não há nenhuma evidência científica mostrando a existência desta energia no corpo.

Contudo, observa-se que esta Obra nos leva a refletir sobre a necessidade de conhecer a reflexologia e suas técnicas, que proporcionam um relaxamento físico e mental apropriado para diversa situações do nosso cotidiano, levando em conta o manuseio das mãos do profissional em contato com os pés e as mãos do cliente. Esse contato exercita os músculos de quem pratica a reflexologia e alivia as tensões de quem recebe. Daí a importância da leitura, objetivando mais informações sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário