domingo, 12 de agosto de 2012

Reflexologia para corrigir desequilíbrios energéticos e bloqueios


Reflexologia é uma forma de medicina de energia usada para corrigir desequilíbrios energéticos e bloqueios que contribuem para a doença crônica e estimular o fluxo sanguíneo em áreas específicas.

Reflexologia, uma forma de energia medicina também conhecida como terapia de zona, refere-se à prática de estimular as zonas específicas e medianas dos pés e ocasionalmente as mãos e ouvidos, para proporcionar benefícios médicos específicos. Massageando esses pontos várias doenças e sintomas podem ser tratados de forma segura e não invasiva.

Benefícios adicionais incluem uma sensação de bem-estar e relaxamento que beneficiam o corpo inteiro. Reflexologia baseia-se no princípio de que pontos específicos nos pés, mãos e orelhas correspondem aos órgãos corporais específicos. Massagear esses pontos correspondentes indiretamente afeta os órgãos correspondentes e tem a capacidade de estimular e anestesiar esses órgãos.

Origens início

Primeiras pinturas retratando a prática da reflexologia foi encontrada na tumba do faraó Ankhmahor no Egito, datando de 2330 a.c. demonstram as antigas origens da reflexologia. Semelhanças com as práticas utilizadas em shiatsu e acupuntura estabelecem sua relevância na medicina de energia. No Ocidente, um dos primeiros livros escritos sobre reflexologia foi publicado em 1582 e escrito pelos médicos Dr. Adamu e Dr. A’tatis. No entanto, reflexologia sótornou popular na sociedade contemporânea ocidental no início do século XX devido ao influente trabalho do Dr. William Fitzgerald, que estudou esta técnica na Universidade de Viena.

Dr. Fitzgerald introduzido mais tarde a reflexologia, que ele chamou de terapia de zona, para os americanos na clínicas de Boston e Connecticut onde praticava medicina.  Especialista em garganta, orelha  e nariz, Dr. Fitzgerald usou a reflexologia como uma terapia complementar para alívio da dor e anestesia. Eunice Ingham ampliou o âmbito de aplicação da terapia de zona por ensinar aos outros e é creditado com a introdução da reflexologia ,termo depois os  fisioterapeutas criticaram o uso da  palavra terapia em descrever as aplicações de terapia de zona.

Uso atual

Embora a reflexologia ser uma febre  populare nos Estados Unidos e sua utilização está a aumentar, a prática da reflexologia nos EUA é baixa em relação à Ásia, onde é uma prática é generalizada. Nos últimos anos, reflexologia também foi integrada em medicina convencional na Dinamarca e no Reino Unido. Meias reflexologia que tem impressos gráficos de reflexologia são populares em Taiwan e China, embora eles não são recomendados como terapias eficazes por reflexologists treinados.

Profissionais médicos e cientistas ocidentais consideram reflexologia ser uma pseudociência e em geral são céticos de seus benefícios. Isso é semelhante a suas opiniões sobre muitas práticas médicas alternativas. No entanto, entre os naturopatas e os praticantes da medicina energética, reflexologia é considerada uma ferramenta valiosa para alívio da dor. Porque é uma terapia não-invasiva, não causa qualquer um dos efeitos colaterais associados a medicamentos de prescrição convencionais utilizados para alívio da dor.

Fisiologia subjacente

Reflexologia baseia-se no princípio de que a energia vital ou bioenergia circula entre os órgãos do corpo e penetra cada célula viva. Quando essa energia está bloqueada, a zona de bloqueio, bem como seus órgãos correspondentes será bloqueada. Dor em certos órgãos está associado com bloqueios ou o acúmulo de cristais nas zonas reflexas ou correspondentes. Com massagem estes cristais ou bloqueios podem ser quebrados. Isso alivia a dor na área correspondente e promove o processo de cicatrização.

Durante o tratamento, os pacientes podem experimentar sentimentos de relaxamento e conforto, náuseas e desconforto devido a reações emocionais, mudanças de humor, sonolência, alterações na temperatura do corpo, formigamento e picadas sensações nos pés sobre as áreas congestionadas. Porque os sintomas de desintoxicação podem acompanhar de cura, depois de pacientes de tratamento podem apresentar sintomas de resfriado ou gripe, tosse, evacuações freqüentes e micção, dores de cabeça, aumento sudorese, bocejo e fadiga.

Efeitos a longo prazo incluem relaxamento, redução do estresse, alívio da dor crônica, revitalização, aumento da energia, descarte melhorado, maior criatividade e produtividade.


Autor: Isabelle Delorme

Nenhum comentário:

Postar um comentário