quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Reflexologia na terceira idade



Quando ficamos mais velhos, nem todas as atividades físicas podem ser praticadas, pois nosso corpo está mais vulnerável a acidentes e o organismo fica com o metabolismo mais lento. Ao chegarmos à terceira idade, nos tornamos mais frágeis, nossa pele fica mais fina, ocorre a diminuição da força e da massa muscular, entre outros fatores. Nessa fase da vida, precisamos redobrar os cuidados com a saúde e, atualmente, os idosos encontram isso nas sessões de reflexologia.

A reflexologia (ou reflexoterapia) é uma técnica milenar egípcia realizada nas solas dos pés, nas palmas das mãos e nas orelhas, pois são as regiões onde estão localizados os plexos nervosos, ou seja, as terminações nervosas. Estimuladas da maneira correta, podem restabelecer o funcionamento ideal do organismo.

O método não só garante o bem-estar geral do organismo como também aciona o sistema imunológico, mais fragilizado na terceira idade. Dessa forma, ocorre a prevenção de contágios e doenças, sem contar os resultados positivos nas articulações, alívio em dores, melhora no sono e a diminuição da ansiedade, dos riscos de depressão e da retenção de líquidos. Nas sessões de reflexologia, os idosos são posicionados de maneira confortável e o profissional respeita a fragilidade óssea e cutânea típica deste período de vida.

A reflexologia podal é a mais procurada, pois os pés têm uma área maior que facilita a manipulação dos nervos. A técnica favorece a restauração do equilíbrio do organismo, estimula a circulação sanguínea e o sistema de cura, e alivia as tensões musculares. Como na terceira idade há uma preocupação maior com o estilo de vida, a reflexologia é uma terapia útil, não invasiva, que busca fortalecer o organismo e dar um término às tensões corporais.

Independente de ser idoso ou não, o terapeuta colocará em prática o método de acordo com seus hábitos pessoais. As sessões podem ter, em média, 20 minutos semanais e, se o caso for mais preocupante, a cada três dias. Isso dependerá do que for decidido entre você e o terapeuta. A reflexologia pode ser aplicada não só em idosos, como também em bebês e gestantes. Os resultados são praticamente os mesmos, até mesmo contribui para a diminuição do estresse.

O objetivo final das sessões é atingir o nível de equilíbrio integral. Geralmente, os idosos lidam com desafios físicos e emocionais, e as sessões de reflexologia fazem com que eles se sintam autoconfiantes e fiquem mais saudáveis. Em contato com a massagem, ocorre um tratamento contra infecções – asma brônquica, bronquite, rinite, etc. – e os resultados se refletem na melhora nas dores lombares, na cabeça e nas costas, e o controle da osteoporose.

Os efeitos do tratamento dependerão da evolução e da saúde de cada paciente. O recomendado é que haja um intervalo de sete dias entre cada sessão, e que não ultrapasse a marca das 10 visitas ao tratamento.
 
Postado por Luciana Pepino

Nenhum comentário:

Postar um comentário