quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Técnica antiga de massagem nos pés alivia sintomas de câncer

 
Um estudo de investigadores da Universidade de Michigan, nos EUA, fornece evidências fortes de que a reflexologia, tipo de massagem especializada nos pés praticada desde a idade dos faraós, pode ajudar doentes com cancro a controlar os seus sintomas e realizar tarefas diárias, avança o portal Isaúde.

O estudo, divulgado no Oncology Nursing Forum, é o primeiro a testar a massagem como um complemento para o tratamento padrão do cancro.

A reflexologia baseia-se na ideia de que estimular pontos específicos nos pés pode melhorar o funcionamento dos órgãos correspondentes, glândulas e outras partes do corpo.

O estudo envolveu 385 mulheres submetidas a quimioterapia ou terapia hormonal para estágio avançado de cancro da mama que se espalhou para além do seio.

As mulheres foram separadas aleatoriamente em três grupos: um que recebeu tratamento por um reflexologista certificado; outro que recebeu massagem nos pés que agiu como placebo; e um último grupo que recebeu apenas o tratamento médico padrão.

A líder da pesquisa Gwen Wyatt e os seus colegas examinaram os participantes sobre os seus sintomas no início, após cinco semanas e após 11 semanas.

Eles descobriram que mulheres no grupo da reflexologia experimentaram muito menos falta de ar, sintoma comum em pacientes com cancro da mama. Elas também eram mais capazes de realizar as tarefas diárias, tais como subir um lance de escadas, vestir-se ou ir às compras a um supermercado.

Segundo Wyatt, a equipa ficou surpresa ao descobrir que os efeitos da reflexologia parecem ser principalmente físicos, e não psicológicos. "Nós não notamos a mudança esperada nos sintomas emocionais como ansiedade e depressão. As mudanças mais significativas foram documentadas nos sintomas físicos", afirma.

A equipa agora está a pesquisar se massagens semelhantes à reflexologia, realizadas por amigos e familiares dos pacientes com cancro, ao invés de reflexologistas, podem ser opção de tratamento simples e barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário