sexta-feira, 24 de maio de 2013

REFLEXOLOGIA ORIENTAL


Reflexologia
Reflexologia Oriental é um método terapêutico que utiliza técnicas à base de pressão e massagem em áreas e pontos reflexos, designadamente nos pés e nas mãos. Baseia-se no princípio de que as áreas reflexas estão intimamente ligadas às várias partes do corpo.
Todo o corpo está disposto, nomeadamente, nos pés, segundo o mesmo padrão do organismo formando um microcosmo deste. Através do estímulo dessas áreas e pontos específicos, actua-se directamente nos orgãos/vísceras/zonas do corpo correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento e, por consequência, o equilíbrio de todo o corpo mantendo a saúde geral.
As origens da Reflexologia remontam à milhares de anos, quando as terapias à base de pressão eram reconhecidas como uma forma de medicina terapêutica e preventiva. Embora não se saiba ao certo quando nem como isso começou, as evidências apontam para que a massagem terapêutica nos pés tenha sido praticada por diversas culturas ao longo da história.
Uma teoria, que goza de aceitação no meio da Reflexologia, refere que esta terá tido a sua origem na China há 5.000 anos, muito embora as evidências concretas sejam ambíguas.
ReflexologiaNo entanto, as culturas egípcia e babilónica desenvolveram-se antes da chinesa e o Egipto contribuiu com uma evidência histórica de grande importância, um documento (pictograma) produzido entre 2.500 e 2.330 A.C. que descreve a prática daReflexologia, encontrado em escavações neste país.
Parecem não haver dúvidas quanto à existência de uma forte ligação entre aReflexologia e a Acupunctura, baseando-se ambas em ideias semelhantes, nomeadamente em terapias enérgicas e de meridianos, na medida em que propõem a ideia de que as linhas de energia ligam pés e mãos às diversas partes do corpo. Isso vem permitir que todo o corpo seja tratado quando se trabalham as áreas reflexas das mãos e dos pés.
Reflexologia é uma arte fascinante e suave e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica, através da aplicação de pressões específicas em pontos reflexos especialmente nos pés, embora também possa ser feita nas mãos, que conquistou já um lugar de destaque no campo da medicina natural complementar. Baseia-se no estudo fisiológico e neurológico, dependendo bastante da dinâmica que ocorre entre terapeuta e paciente e da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento.
Reflexologia é uma técnica curativa holística – o termo “holístico” é derivado dapalavra grega “holos” que significa “inteiro” – assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito. Os reflexologistas não isolam uma doença tratando apenas os seus sintomas nem actuam especificamente sobre um sistema ou órgão; em vez disso, tratam a pessoa como um todo, com o objectivo de induzir um estado de equilíbrio e harmonia de todo o organismo.
A massagem reflexa dos pés, praticada na Reflexologia, não deve ser confundida como uma massagem banal aos pés. É uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés estão ligadas a todas as partes do corpo.
Como os pés representam como que um microcosmo do nosso corpo (ver imagem abaixo), todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos num arranjo similar nos pés. Esta representação microcosmica também pode ser encontrada na íris do olho, na orelha, nas mãos, no abdómen e até na cabeça. Todavia, as zonas reflexas dos pés são mais fáceis de localizar porque cobrem uma área maior e são mais específicas, tornando mais fácil o trabalho.
Reflexologia
A pressão é aplicada nas várias áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, provocando a reacção do organismo ao estímulo originando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que é o próprio potencial de cura do organismo que é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel muito importante para conquistar e manter uma saúde melhor.
Nesta terapia, útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças, é da máxima importância o relacionamento entre o terapeuta e o paciente no processo de cura, actuando o terapeuta como um mediador para activar o potencial de cura do paciente.
A doença é o resultado directo de pensamentos e acções de cada pessoa. A mente é extraordinariamente poderosa e consegue afectar todas as células do nosso corpo, provocando a ocorrência de mudanças químicas. Deste modo, emoções negativas como a preocupação, desgosto, ansiedade e medo, bastante presentes na sociedade moderna, terão repercussões negativas na saúde.
As atitudes negativas nunca vão facilitar a cura. No entanto, uma atitude positiva é muito útil para se conquistar e manter um corpo, mente e espírito sãos. Lá diz o ditado “Mente sã em corpo são”. Assim, é fundamental para o paciente a disposição para se livrar da doença e adoptar um papel activo no seu tratamento.
A Reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas do nosso corpo, acalmando as áreas em hiperactividade e estimulando as áreas monos activas. Estando todos os sistemas do corpo relacionados entre si, qualquer coisa que afecte uma parte vai forçosamente afectar o todo. De notar que a Reflexologia é totalmente inofensiva para as áreas que estão a funcionar adequadamente.
Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a Reflexologia actua aos níveis fisiológico, psicológico e espiritual.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA?

  • É uma terapia preventiva
  • Equilibra todo os sistemas do corpo humano
  • Reduz os níveis de stress e induz um estado de relaxamento profundo
  • Equilibra todo os sistemas do corpo humano
  • Limpa o nosso corpo
  • Revitaliza a energia

COMO FUNCIONA A REFLEXOLOGIA?

  • Estímulo do sistema Linfático/Circulatório
  • Estimula a Energia Chi
  • Terminações nervosas/Depósitos de Minerais
  • Propriorrecepção

MAIORES BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA?

  • Trata a pessoa no seu todo
  • Aumenta as capacidades do sistema imunitário
  • Relaxa o corpo, a mente e o espírito
  • Melhora a comunicação nervosa
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Normaliza as funções corporais
  • Alivia a dor
FONTE:http://rijocomoumpero.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário