quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Reflexologia ameniza a insônia, estresse e dores de cabeça



A reflexologia podal alivia o estresse, ameniza a insônia e diminui as dores de cabeça. A terapia é feita com massagens em áreas dos pés (chamadas de pontos) que estimulam os órgãos do corpo com foco em prevenir e amenizar dores ou cansaço.
"A planta, o dorso e as laterais dos pés têm um 'mapa' de todo o organismo. Cada ponto representa uma região específica, como um órgão, ou uma glândula", explica o psicólogo e reflexoterapeuta Afranio Zambel.

Além disso, as massagens nas plantas dos pés têm o poder de mandar embora as toxinas. "A massagem pode 'colocar os órgãos para funcionar' corretamente. Os movimentos nos pés, que refletem as outras áreas do corpo fazem com que o próprio órgão elimine toxinas. É muito comum após as sessões de reflexologia, o paciente relatar uma quantidade maior da eliminação de suor e urina", afirma Zambel.

O indicado é investir em uma sessão semanal, mas em casos mais graves (como dores crônicas, intensas, etc) a terapia pode ser feita diariamente. Normalmente, os resultados aparecem após 4 ou 5 sessões. "O corpo entra em equilíbrio depois deste período de aproximadamente um mês, necessitando apenas de sessões de manutenção", informa o reflexoterapeuta.

A terapia faz parte da medicina complementar, antes conhecida como medicina alternativa, e tem como objetivo relaxar o corpo, diminuir o cansaço e proporcionar o bem estar no organismo.

A técnica é indicada para todas as pessoas, exceto gestantes, pessoas que utilizam próteses ou que possuam doenças graves com restrição médica.

O reflexoterapeuta indicou três técnicas para fazer em casa e aliviar o estresse, amenizar a insônia, ou diminuir as dores de cabeça. Veja:

Estresse
Lave bem os pés com água morna e passe um pouco de óleo ou creme natural. Comece a massagear a planta em direção ao calcanhar, com movimentos circulares. Depois repita a massagem em ambas as laterais dos pés e dorso também. "É importante analisar quais são as causas do estresse e eliminá-las. Muitas vezes o estresse pode gerar uma doença física e neste caso, somente um médico deve tratar", alerta Zambel.

Insônia
"Uma dica é fazer movimentos com pressão muito leve nas pontas dos dedos dos pés (ou das mãos), como se fosse uma pequena pinça, apertando e soltando de leve cada dedo por 60 segundos. O exercício auxilia a estimular o sono", recomenda.

Dor de cabeça
O indicado é fazer uma massagem circular nos dedos dos pés, bem suavemente. "Existem casos em que as dores são decorrentes do mal funcionamento do fígado, problema hormonal, tensão, ou estresse. O profissional de reflexologia deve conversar com o paciente antes de iniciar as sessões", explica Zambel.
Fonte: corpoacorpo.uol.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário