segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como começar o ano com o pé direito?



Todo mundo sabe que final de ano é uma época fértil para as promessas. É comum as pessoas fazerem uma espécie de “balanço do ano”, avaliando o que foi bom e o que foi ruim, e, neste “balanço”, surgem as promessas para o ano que está chegando. Emagrecer, estudar mais, se dedicar mais à família, fazer uma viagem, ter filhos, parar de fumar, encontrar um(a) namorado(a)... Se pudéssemos fazer um ranking das promessas feitas com maior frequência, provavelmente estas estariam entre as 20 mais.

Confesso que eu fico um pouco intrigada com todas essas promessas. Não exatamente pelo que as pessoas desejam, pois tudo me parece bastante razoável. O que me intriga é que a maioria daqueles(as) que prometem parecem simplesmente se esquecer, rápido demais, do que prometeram. Não se esquecem do que desejam, é claro, mas se esquecem de suas próprias promessas. Assim sendo, continuam querendo parar de fumar, mas parecem não se lembrar do que devem fazer para isso. Continuam desejando fazer uma viagem, mas parecem se esquecer do que precisam fazer para que a viagem aconteça.

A impressão que tenho é que a maioria das pessoas simplesmente deseja algo e espera que seu desejo magicamente se realize. Acontece, no entanto, que quase nada nesta vida se faz desta maneira. Você deseja emagrecer, mas não basta desejar e ficar esperando que o peso magicamente vá diminuindo. É preciso fazer dieta, praticar esportes, adquirir hábitos mais saudáveis... De maneira semelhante, não basta querer encontrar um par e ficar em casa, de braços cruzados, esperando que o(a) felizardo(a) entre pela porta. É preciso ser ativo(a) na busca, se relacionar com as pessoas, conversar, sair, demonstrar interesse...

Já que esta é uma época de rever o que se passou ao longo do ano, pense no quanto você, que deseja tanto encontrar um amor, se esforçou para isso em 2011. Será que você simplesmente desejou isso no réveillon, mas ao longo do ano poderia ter feito mais? Ainda que você tenha buscado ativamente, o que será que pode fazer para 2012 ser ainda melhor? O que você faria novamente? O que faria diferente?

Em vez de fazer uma promessa de ano novo que se perderá, talvez seja mais interessante assumir um compromisso consigo mesmo(a). Este compromisso deve envolver não apenas bons pensamentos para o ano que chega, mas principalmente atitudes que favoreçam que seus desejos se realizem. Começar o ano com o pé direito significa, portanto, se propor a fazer todo o possível para atingir o que você tanto quer. Em outras palavras, não basta desejar e prometer. É preciso fazer por onde para conseguir realizar os próprios desejos.



Este artigo foi escrito por:
Dra. Mariana Santiago de MatosPsicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário