terça-feira, 26 de junho de 2012

Os pés refletem o nosso corpo



Considerada uma terapia holística, a reflexologia é conhecida na índia e na China há mais de 5 mil anos. De acordo com o site do CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas) (URL: http://www.acupuntura.org.br), a reflexologia "compreende o tratamento de vários distúrbios pela aplicação de pressão nos pés. O tratamento de todo o corpo é feito através de determinados pontos, em áreas precisas dos pés, relacionadas a regiões particulares do corpo chamadas zonas reflexas".

Além dos pés, as mãos, as orelhas, a face e o crânio também são considerados pontos reflexos. Mas essa terapia de tratamento não se resume apenas em fazer uma pressão em determinados pontos do corpo para, então, curar uma doença. Isso porque a reflexologia defende que existe uma energia vital fluindo pelo nosso corpo. Quando há um bloqueio dessa energia, causado pelo stress, por exemplo, adoecemos. E é aí que a reflexologia entra, pois através do relaxamento, da melhor irrigação sanguínea e da redução da tensão, há o desbloqueio desta energia, fazendo com que o nosso corpo se restaure.

Na reflexologia, uma doença não é tratada de forma isolada, combatendo apenas os sintomas. A reflexologia trata o corpo como um todo – por isso é uma terapia holística. E, para isso, ela estimula a cura pelo próprio organismo. "Os reflexologistas não isolam uma doença para tratar os seus sintomas nem atuam especificamente sobre um órgão ou sistema. Em vez disso, eles tratam a pessoa inteira com o objetivo de induzir um estado de equilíbrio e harmonia", disse o podólogo e massoterapeuta Jonathas Silva em entrevista.

Quando um paciente vai a um terapeuta reflexologista, este não vai perguntar apenas o que está sentindo. O profissional vai fazer uma análise abrangente da pessoa, perguntando sobre os sintomas, o estilo de vida que leva, o estado emocional que se encontra e até as horas de sono que tem por dia.

Para entender melhor, imagine o nosso pé dividido em áreas, quadrantes e zonas. Cada partezinha dividida corresponde a um órgão. Por exemplo, o fígado possui uma área reflexa na planta do pé direito em determinado quadrante. Isso só comprova que a reflexologia não é uma simples massagem e que ela só pode ser aplicada por profissionais especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário