segunda-feira, 23 de julho de 2012

Reflexologia é alívio para os pés na gravidez


A barriga cresce e inchaço e as dores nos pés aumentam? Não se preocupe. Este é um dos sintomas característicos da gravidez, mas que podem ser amenizados por meio da reflexologia. A técnica trazida ao Ocidente no século 20, pelo médico norte-americano William Fitzgerald, acredita que, através da planta dos pés, é possível diagnosticar doenças e problemas emocionais, partindo do princípio que são estes que desencadeiam problemas físicos.

A reflexologia consiste em identificar os pontos nos pés que precisam de tratamento, massageando estas regiões com o polegar ou objetos, como bolinhas imantadas, pequenos rolos de madeira e até agulhas. A massagem podal deve durar, no máximo, 40 minutos e não deve ser realizada no mesmo dia em que a gestante tenha feito acupuntura, shiatsu ou do-in. Também é importante deixar um dia de intervalo entre as sessões.

A reflexologia na gravidez deve ser aplicada com prudência. Especialistas recomendam ela seja realizada por profissional habilitado, pois, o estímulo a determinados pontos pode provocar algumas contrações uterinas. A reflexologia deve ser evitada entre a 12ª e 14ª semana de gestação.

Realizada de forma correta, a reflexologia na gravidez pode trazer vários benefícios. A massagem podal ativa o sistema circulatório, estimula a bexiga e o intestino, alivia as dores lombares e regula a temperatura do corpo. Além disso, diminui a dor do parto normal, induz à dilatação e ao profundo relaxamento entre as contrações.

Vale investir na ambientação para ampliar a sensação de relaxamento gerada pela aplicação da reflexologia na gravidez. Iluminação indireta, meia-luz, uma música agradável e o uso de incenso de lavanda são bons ingredientes para esta receita. Ela pode ficar ainda melhor se a massagem podal for feita pelo parceiro.



Por: Babies

Nenhum comentário:

Postar um comentário