domingo, 29 de julho de 2012

Reflexoterapia pelos pés



A reflexologia é uma técnica antiga, que foi iniciada na china há 5000 anos. A técnica baseia-se em zonas reflexas no pé, que correspondem a áreas do organismo.

Através de estudos a analogia dos pés, pode ser semelhante à forma de um ser humano sentado. Devido a isso podemos dizer que as zonas reflexas do pé na parte anterior encontram-se no dorso do pé (ventral do ser humano = Dorsal no pé); no lado posterior encontra-se na planta do pé (dorsal no ser humano=plantar no pé). Porém no plano horizontal cabeça e pescoço correspondem aos dedos; tórax e região de abdômen mais ou menos ao espaço metatarsal, abdômen e pelve correspondem aos ossos tarsais até o tornozelo, a região de perna correspondem às extremidades distais e parte inferior da perna.

A técnica tem por objetivo, o contato de um campo eletromagnético de tensão, que tem um caráter totalmente pessoal e que por meio de dois campos abertos de força, faz com que ocorra uma homeostaia (equilíbrio do meio interno com o externo). Através da palpação é colocado um estimulo nos receptores dos tratos nervosos sensitivos do tecido do pé.

A pressão terapêutica caracteriza-se por um movimento rítmico para cima e para baixo, para que isso não ocorra fadiga muscular, e assim possa agir no tecido do pé e proporcionar ao paciente quanto ao terapeuta à experiência de que os pólos interligam em um todo harmonioso.

A reflexologia tem algumas indicações, para que o tratamento tenha efeito: cargas estaticas-musculares e forma de postura erradas; dificuldades digestivas como síndrome epigástrica, hepatopatias, obstipação, hemorróidas; dismenorréias e outros distúrbios funcionais do ciclo; sinusite ou resfriado crônicos, cefaléias de diferentes tipos de etiologias.

E devemos também encontrar algumas contra-indicações absolutas: inflamação aguda no sistema linfático e venoso (devido a problemas de trombose venosa, ou disseminação do foco inflamatório através dos ductos linfáticos), aneurismas, transplantes, melanomas em especial no pé e nas pernas, gestante até terceiro mês, e algumas contra indicações relativas como, por exemplo, distrofia de Sudeck, porém ela não pode ser realizada no membro afetado devido à sobrecarga, mais pode ser realizado contralateral; gangrena no pé; eczema extenso ou afecção de micose generalizada no pé; doenças reumáticas; doenças infecciosas ou com febre alta.

Através da palpação podemos encontrar as zonas reflexas do pé que estão sobrecarregados, para assim ser realizado um tratamento satisfatório, entrando em equilíbrio o corpo, para assim proporcionar o bem estar e o relaxamento no paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário