sexta-feira, 23 de setembro de 2011



História da Reflexologia

Há 5 000 anos, os chineses já praticavam várias formas de terapias de pressão e tais métodos certamente incluíam uma maneira de atuar sobre os pés, semelhante á atual Reflexologia. Uma antiga tumba escavada em Saqqara, datada de 2 330 a.C, indica que os antigos egípcios conheciam um método de tratamento semelhante.

Sabe-se que métodos similares também eram praticados na Índia e no Japão.
Algumas tribos de índios norte-americanos (em especial índios Cherokee) usavam uma versão de terapias na sola dos pés desde o século XVII e continuam a aplicá-la até hoje como parte de seu ritual de cura.

Em 1582, um livro europeu sobre Terapia Zonal foi publicado pelos médicos Dr. Adamus e Dr. A’ tatis. Mas a base científica dos estudos dos reflexos tem sua origem nas pesquisas neurológicas realizadas na década de 1980 por Sir Henri Head, de Londres.
Em 1898, foi descoberta a existência de zonas de pele que se tornavam hipersensíveis á pressão quando um órgão ligado por nervos a certas regiões da pele apresentava alguma doença. Após anos de pesquisas clínicas, foi comprovada a existência daquilo que se tornaria conhecido como as “Zonas de Head” ou “Zonas de Hiperalgesia.”.

As pesquisas russas sobre reflexos começam a partir de uma perspectiva psicológica. Psicólogos liderados por Vladimir Bekhterev, fundador do Instituto Cerebral de Leningrado, aceitaram o desafio e atacaram-no através do estudo dos reflexos. Ivan Pavlov desenvolveu a teoria dos reflexos condicionados, uma relação simples e direta entre estímulo e uma resposta. Ele descobriu que qualquer estímulo pode funcionar como um estímulo condicionado para produzir uma resposta condicionada.

Ao que parece o Dr. Alfons Cornelius foi o primeiro a aplicar a massagem nas zonas reflexas. Segundo consta, em 1893, Cornelius sofreu uma infecção e, durante sua convalescença, recebeu massagem diária, passando a perceber o quanto era eficaz a massagem. Depois de examinar a si mesmo, determinou a seu massagista que trabalhasse apenas nas áreas dolorosas. Constatou que as dores desapareceram rapidamente e, em quatro semanas, estava completamente recuperado. Em 1902, publicou o manuscrito “Druckpunte” ou “Pontos de Pressão: Origem e Significado”.

Os europeus expandiram, assim, a pesquisa, mas o crédito de evidenciar a Reflexologia no mapa das Zonas Reflexas dos pés deve-se aos norte-americanos.

A Reflexologia é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma eficaz de massagem terapêutica que conquistou um lugar de destaque no campo da medicina complementar. Ela é uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, sendo também uma arte porque muitos dos procedimentos dependem da habilidade com que o terapeuta aplica seu conhecimento e da dinâmica que ocorrem entre o clínico e o beneficiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário