quarta-feira, 28 de setembro de 2011

História da Terapia de zonas de reflexo



Dr. Med. William Fitzgerald fundou a terapia em zonas distantes dos orgãos afetados. Ele fez doutorado na Universidade de Vermont em 1895, estudou em Vienna, Paris e Londres, antes de abrir o consultório em NovaYork. Ele foi um dos primeiros que estudou a terapia em partes do corpo longe do orgão em disfunção.

Ele estudou as raízes dessa terapia alternativa pesquisando a acupressura na India e China de 5000 anos atrás, também como os estudos dos médicos Adamus e Atatis na Europa. Ele teve forte influência das técnicas dos tribos índias dos EUA que sabiam utilizar connecções refletórias em seus doentes.

Dr.Fitzgerald formou terapeutas para o uso dessas técnicas. A terapeuta E. Inham se formou com ele e desenvolveu a técnica, dirigida a zonas de reflexo somente para os pés. Ela concentrou todo trabalho dela desenvolvendo uma técnica especial de manobra (Método Inham de massagem de compressão) que ela descreve em seu livro "Histórias que os pés podem contar" (Stories the feet can tell).

Hanne Marquart estudou o método com Eunice Inham e a trouxepara a Alemanha, onde a praticou exclusivamente, entre 1958 e 1967.

Este Método, como muitos outros, passou por algumas fases de desenvolvimento; da sabedoria intuitiva milenar do povo na direção de uma forma de terapia manual flexível, que pode atender às necessidades das pessoas hoje em dia, e continua aberto a futuros desenvolvimentos.

Zonas de Reflexo
Muitas pessoas vão achar que somente a planta do pé tem pontos de reflexo, mas os dois pés inteiros inclusive o dorso do pé e os tornozelos fazem parte de uma unidade, que está sendo trabalhado com massagem de pressão durante o tratamento.

Causas de problemas nos pés
Uso abusivo dos pés ( caminhadas extremas, marathonas, esporte sem compensação
Fadiga ( profissões em pé, solo ou calçado inadequdado)
Disfunçaõ momentânia ( fraturas, cortes ,distorsões)
Fatores geneticas ( alterações dos pés, pé plano, egquino)
Metbolismo alterado ( Varizes, Ulcus, paralisias)
Reumatismo
O diagnostico de zonas de reflexo alteradas nos pés, deixa indicar que provavelmente existe um prosesso de sobrecarga no orgão relaciondado no momento da massagem. A causa, tipo ou prognöstico não pode ser definido.

Não nos preocupa o diagnóstico, mas a harmonização das zonas nos pés.

Bibliografia
Trabalho reflexológico nos pés, Hanne Marquart, Karl F. Haug-Verlag- Heidelberg
Stories the feet can tell, Eunice Inham

Nenhum comentário:

Postar um comentário