segunda-feira, 26 de setembro de 2011



Reflexologia é um método de massagem terapêutica que ajuda no restabelecimento da saúde e promove alterações benéficas no corpo do paciente. Baseia-se na aplicação de pressão sobre as chamadas áreas reflexas usando o dedo polegar e manobras com a mão.

As áreas reflexas comumente trabalhadas são as mãos e/ou os pés, que representam um microssistema de todo corpo humano. Quando devidamente manipuladas, são capazes de promover a melhora da saúde através do relaxamento do corpo e do alívio da dor.

A história da reflexologia pode ser traçada remontando ao antigo Egito em muitos séculos atrás. Provas a respeito do uso deste tipo de medicina alternativa encontram-se nas pinturas das paredes e nas lápides dos médicos daquela época. Muitas dessas pinturas mostram a aplicação da reflexologia nos pés e mãos dos pacientes. Há também evidências de seus uso em outros países, como Japão, Rússia, Grécia Antiga, China e Índia. No entanto, a reflexologia não era tão popular até os métodos modernos serem desenvolvidos e adicionados como parte dos cuidados regulares de bem-estar do público em geral.

A reflexologia usa basicamente os pontos reflexos existentes nas mãos e pés do paciente. Acredita-se que essas áreas reflexas desempenham um papel importante na desobstrução das vias de energia de ligação (meridianos). Essas vias, quando bloqueadas, podem eventualmente resultar no desequilíbrio energético do corpo humano, enfraquecendo o seu sistema imunológico e, consequentemente, tornando-o propenso a diferentes tipos de doenças e dores.

A recuperação e a manutenção da saúde, através dessas áreas reflexas, são feitas usando os dedos e técnicas de mão com diferentes níveis de pressão, dependendo da necessidade do tratamento e sensibilidade do paciente. Esse processo de estimular e aplicar pressão sobre estas áreas das mãos e dos pés também permite uma boa circulação sangüínea, ajudando a promover as funções corporais e musculares do corpo.

Os pontos reflexos manipulados pelos terapêutas podem ser encontrados facilmente em gráficos de reflexologia. Quando o terapêuta está massageando a mão e e/ou o pé direito, a metade direita do corpo receberá os benefícios do tratamento, e quando em seguida a mão esquerda e pé são trabalhados pelo terapêuta, a metade esquerda do corpo será tratada.

Muitos estudos e pesquisas comprovam a eficácia e os benefícios retirados do tratamento regular com reflexologia. A maioria dos casos estudados envolvem pacientes com diferentes tipos de transtornos. Os benefícios catalogados mostram que a reflexologia ajuda tanto a saúde física quanto a saúde mental do doente.

Após sessões regulares de reflexologia, os pacientes experimentam um aumento significativo da saúde física, tal como: diminuição da tensão muscular, que gera relaxamento em todo o corpo; redução da dor em áreas específicas; aumento da imunidade; e ajuda na rápida recuperação em quadros de lesão ou trauma físico. Também pode ajudar na recuperação emocional do paciente, pois é capaz de estimular seu sistema nervoso, que em determinados quadros clínicos resulta diretamente na melhoria de sua saúde mental.

No entanto, assim como em qualquer tipo de massagem terapêutica, antes de iniciar um tratamento com reflexologia deve-se consultar um médico especialista para maiores esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário