terça-feira, 8 de novembro de 2011

Reflexologia como técnica terapêutica



A Reflexologia é uma técnica terapêutica que usa as mãos, através da pressão com os dedos em zonas de energia no corpo. A massagem nos pontos específicos dos pés, mãos e cabeça, atinge vários órgãos proporcionando benefícios para a saúde, além de descontrair a musculatura e melhorar a circulação sanguínea, causando a sensação de relaxamento e alívio do estresse.

Por meio da prática freqüente da Reflexologia, o indivíduo conquista um maior conhecimento do próprio corpo, que contribui para o equilíbrio físico e emocional e o bem estar geral.

A Reflexologia é uma técnica milenar, difundida no Oriente – China, Japão e Egito - há cinco mil anos, mas foi trazida para o Ocidente, na Europa, somente no século XIX, durante a Idade Média. No período de colonização da América foram levados alguns estudiosos da Ásia para o ensinamento e difusão da técnica, vindo o Dr. Willian H. Fitzgerald a se tornar um dos nomes mais importantes nessa área, devido as suas pesquisas e descobertas sobre as zonas de energia do corpo – os meridianos.

Apesar de a técnica ser praticada com maior freqüência por terapeutas, em clínicas especializadas, ela também pode ser realizada pela própria pessoa, de maneira simples e proporcionando do mesmo modo um bem estar geral. Porém, quando se espera um tratamento mais específico deve-se procurar auxílio de um profissional.

Segundo a autora do livro Reflexzone Therapie, Rosalind Oxenford, “as nossas mãos são usadas para diminuir as tensões do nosso corpo. Fazemos isso instintivamente. Quando nos machucamos é uma ação automática nos tocarmos para diminuir a dor do lugar machucado. Ao fazermos isso estamos de alguma forma transmitindo energia positiva.” Constatamos dessa forma que o toque é muito importante para o equilíbrio emocional. Rosalind explica que “a palavra reflexo significa um espelho. Os pontos de energia dos nossos pés, mãos e cabeça espelham-se em todas as partes do nosso corpo.” Sendo assim, outros órgãos internos se beneficiam através dessa prática.

Para Rudolf Laban, autor do livro Domínio do Movimento, a Reflexologia pode, inclusive, ser considerada como uma arte, uma vez que é uma sub-área da Arteterapia.

A utilização de recursos artísticos em contextos terapêuticos, como a dança, a música, a pintura, entre outros, que por meio do desenvolvimento de habilidades físicas, emocionais e cognitivas permitem ao paciente ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a autoestima, lidar melhor com os sintomas, estresse e experiências traumáticas é o que denominamos Arteterapia.

Enquanto processos terapêuticos, a Reflexologia e a Arteterapia tem elementos em comum, dentre os quais estão: proporcionar o bem estar; restabelecer o equilíbrio do corpo; descontrair a musculatura e melhorar a circulação sangüínea.

Metaforicamente ainda podemos considerar que por utilizar as mãos, quem a pratica não deixa de exercitar uma espécie de fazer artístico simbólico, por meio de movimentos, que respeitam um ritmo e uma cadência que traça desenhos invisíveis nos pés, mãos e cabeça ligando os meridianos.

Diante de tantos benefícios ocasionados pela Reflexologia e, principalmente, por explorar a inteligência sensório-motora, servindo não apenas como processo terapêutico no tratamento de doenças, mas também como prevenção e desenvolvimento da consciência corporal.


Dados divulgados pela AIRTEC, Associação Internacional Reguladora de Terapias Complementares revelam que a Reflexologia feita em crianças diminui seus níveis de estresse, reduzindo inclusive a tendência à hiperatividade e a falta de sociabilidade, contribuindo até em alguns casos de dificuldades de aprendizagem.

Kátia Soffiatti Weigang

Nenhum comentário:

Postar um comentário