quarta-feira, 30 de novembro de 2011

É melhor previnir com reflexologia do que remediar



O velho ditado: ” Previnir é o melhor remédio ” nunca sairá de moda simplesmente porque encerra em si uma verdade cada vez mas incontestável. Portanto principalmente em relação a tua saúde não deixe de praticar esse tradicional conselho da sabedoria popular. Quando algum incomodo, algum mal estar , qualquer perturbação fisíca ou emocional lhe ocorrer: não vacile, não faça suposições, procure um médico porque somente esse profissional está qualificado e autorizado para diagnosticar e dizer se o que você está sentindo representa algo que pode se agravar ou não, ou se pode trazer complicações desnecessárias para a tua saúde.

Entretanto nada impede que você complemente os tratamentos tradicionais que precisar fazer ou seja nada inpede que você utilize mais de um recurso objetivando fazer com que seu organismo se recupere mais rapidamente, ou mais importante ainda: nada impede que você se previna das diversas patologias das quais todos estamos sujeitos. É justamente esse o nosso proposito indicar métodos de tratamentos naturais e eficientes que possam complementar, reforçar o tratamento convencional. Insistimos que a prevenção é a melhor forma de se manter a saúde.


Com este objetivo vamos sugerir neste artigo, algumas das manobras da Reflexologia (método natural de tratamento que consiste em estimular por meio de pressão com os dedos e os polegares as zonas reflexas localizadas principalmente nos pés) para dores de cabeça em geral.


Considerando que as dores de cabeça podem ter múltiplas origens, sugerimos que além das zonas reflexas correspondente a esta parte do corpo, seja trabalhada também, outras zonas correspondente aos orgãos e glândulas, possíveis de estarem associados a este tipo de dor. Ou seja, para tratar especificamente as dores de cabeça em geral você deverá estimular as zonas reflexas localizadas nas seguintes partes de seus pés (siga a sequência):


1.Os pontos reflexos da cabeça(a) é representada pelos dedos, especialmente o hálux (dedão). Portanto a pressão inicial deve ser focada no mesmo, precisamente no topo onde termina a lamina unguial. Imagine uma pequena almofada espetada por inúmeros alfinetes e você tendo que tocar a cabeça de cada um desses alfinetes, logo são pequenos saltinhos que você realiza durante a pressão, utilize as duas mãos: com uma você segura firmemente o pé e com a outra você utiliza a parte macia do polegar para pressionar.
2.Pressione agora, a parte central do hálux no lado dorsal, é abaixo de onde nasce a unha e acima da articulação, nos pés masculinos costumam nascer pelos nesta região. Este ponto reflexo corresponde aos seios nasais(b); pressione toda esta área varias vezes.
3.Trabalhe agora as laterais do hálux com ênfase na parte medial inferior, isto é , entre o halux e segundo dedo próximo as preguinhas. Este ponto reflexo corresponde a garganta(c).
4.Pressione agora a parte correspondente a glândula pituitária(d), ou hipófise, seu ponto reflexo está localizado no centro do halux (lado plantar) A glândula pituitária está localizada na base do cérebro e é considerada a ”mãe” de todas as outras glândulas. Sendo responsável pelo controle e segregação de quase todos os homonios do corpo. Portanto influencia o comportamento geral do organismo, logo, trate com carinho a zona reflexa da mesma.
5.Finalizando a sequência você pressiona o ponto reflexo das glândulas supra-renais(e) localizado logo a baixo do arco planta. Para localiza-lo trace uma linha vertical de mais ou menos uns 07 cm partindo do vão entre o hálux e o segundo dedo, o ponto reflexo é no final desta linha, a sola do pé costuma mudar de cor nesta área . Na dúvida trabalhe uma área maior que então por tabela, você acertará o ponto. As glândulas supra-renais realizam mais de 50 funções e produzem substâncias antiinflamatória. Portanto o estimulo de sua zona reflexa é importante não só para dor de cabeça, mas diversas patologias.
Os cinco passos descritos a cima trata e/ou previne sua dor de cabeça. Lembramos ainda que o tratamento deve ser realizado em ambos os pés.

Texto: Nill

Nenhum comentário:

Postar um comentário