quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A reflexologia e as crianças




A Reflexologia pode ser administrada a crianças muito pequenas, mesmo em bebês. Estudos feitos por várias instituições, escolas e associações, com AIRTEC- Associação Internacional Reguladora de Terapias Complementares, indicam que a Reflexologia feita em crianças ajuda a diminuir os seus níveis de stress, reduzir a tendência para a hiperatividade ou para a falta de sociabilidade. Também tem provado ser muito eficaz nas crianças com dificuldades de aprendizagem, facilitando o trabalho com elas e fazendo com que elas consigam lidar melhor com o ambiente de aprendizagem.

No livro “A Reflexologia e as Crianças”, o autor Sam Santos em colaboração com Natasha e Nadja Santos, afirma que as crianças adoram tocar e adoram ser tocadas. O ato de tocar pode transmitir e confirmar sentimentos de amor, segurança e bem estar.

Fazer a criança sentir que ela tem um corpo, e que esse corpo é o seu instrumento de ação e interação com o mundo ao seu redor. O corpo não está dissociado da mente. “A criança é um indivíduo inteiro. Não é apenas a cabeça que está aprendendo em sala de aula, como não é apenas seu corpo que vai brincar no pátio.” (Ferreira, 2001).

Como outros domínios artísticos envolvendo a corporeidade fazem parte da sua educação formal, a Reflexologia pode ser vista como um elemento condutor de energia positiva que resulta na conquista do autoconhecimento e do equilíbrio emocional.

As crianças precisam de uma educação que possibilite ampliar esse autoconhecimento, compreensão de si mesmo e de seu mundo, para todas as esferas da vida, uma educação que considere importante explorar a corporeidade e que com isso possa ser estabelecida uma relação bio-psico-energética significativa.

A Reflexologia infantil é idêntica à aplicada no adulto, mas o tratamento é exercido de uma forma mais subtil, para que a criança se sinta confiante e confortável.

A duração de um tratamento é menor do que no adulto, para que a criança não se aborreça.

A reflexologia infantil é muito boa para normalizar situações de alteração do sono, diarreia, obstipação, cólicas e alergias.

A reflexologia infantil ainda ajuda a criança a:
melhorar a comunicação
diminuir a tensão nervosa e a ansiedade
diminuir a hiperactividade
estimular vínculos entre a criança e os adultos
promover o autoconhecimento e a confiança em si própria
equilibrar o apetite e o metabolismo
melhorar o sistema imunitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário