segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rachaduras nos pés

Já parou para pensar o quanto maltratamos nossos pés? A moda não é nada generosa com eles. Salto alto, bico fino, sapatos abertos expondo os calcanhares à poeira... O simples fato de ficarmos de pé já é uma sobrecarga para eles. O atrito diário mais o ressecamento tornam a pele dos pés mais espessa, dura, com aquela sensação de lixa. Muitas vezes isso pode causar rachaduras, descamação ou fissuras. Além de poderem ser doloridas, as fissuras funcionam como uma porta de entrada para infecções. Na maioria das vezes o problema é causado por fatores externos agredindo os pés, mas alterações vasculares ou doenças de pele como psoríase podem agravar o quadro. Nesses casos o melhor é fazer uma consulta com o dermatologista.

Cuidados básicos

No final do dia faça um carinho nos seus pés: hidrate-os! Se o ressecamento estiver mais intenso, aplique o hidratante e faça uma oclusão com filme plástico ou com “touca” para os pés. A oclusão fará com que o creme penetre mais na pele.

Fuja das lixas

A pele dos pés engrossa por causa do atrito. Lixar só vai causar mais atrito e consequentemente irá estimular ainda mais o espessamento da pele. O melhor é substituir a lixa por cremes esfoliantes. Os hidratantes com uréia são uma boa opção para afinar a sola dos pés.Se houver fissuras, acrescente algumas gotinhas de óleo de girassol ao seu hidratante. Isso irá ajudar na cicatrização.

O fundamental é ter persistência. Nem o melhor hidratante do mundo vai resolver o problema em um passe de mágica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário