sábado, 12 de novembro de 2011

Reflexologia na escola



Com muita freqüência as mãos são usadas para diminuir as tensões do corpo, isto é feito instintivamente quando as pessoas se machucam e têm um reflexo automático de inicialmente segurar o lugar machucado e em seguida esfregar as mãos. Dessa maneira a sensação de dor diminui por conseqüência da energia das próprias mãos, trazendo assim, o reequilíbrio para esta parte do corpo.

A Reflexologia, por sua vez, é uma técnica terapêutica baseada neste princípio. São usados os dedos para pressionar zonas de energia no corpo. Pode-se também usar as próprias mãos, massageando a si mesmo ou os pés, mãos e cabeça de outra pessoa, proporcionando uma sensação de bem estar (OXENFORD, 1997).

Muitas moléstias resultam de tensões emocionais vividas pelo homem de hoje em conseqüência de hábitos prejudiciais como: alimentação inadequada; pressão psicológica sofrida pelo meio em que vive; acontecimentos traumáticos; e até mesmo o uso de sapatos impróprios, considerado por Eunice Ingham (In OXENFORD, 1997), como verdadeiras caixas demasiadamente justas que impossibilitam o movimento livre dos pés, pressionando áreas reflexas inadequadamente. Diante dos problemas abordados acima, a Reflexologia é uma opção para adquirir um desenvolvimento físico, emocional e mental (SHEALY, 2000).

Para o Rudolf Laban, autor do livro Domínio do Movimento, a Reflexologia pode, inclusive, ser considerada como uma arte, uma vez que é uma sub-área da arteterapia. Enquanto processos terapêuticos, a Reflexologia e a arteterapia têm elementos em comum, dentre os quais estão: proporcionar o bem estar; restabelecer o equilíbrio do corpo; descontrair a musculatura e melhorar a circulação sangüínea.

Deste modo, acredita-se que a Reflexologia na escola, por parte dos alunos, aprendendo a utilizar suas próprias mãos na aplicação, terão suas tensões diminuídas e alcançarão um estado de relaxamento, atingindo por meio deste um melhor equilíbrio, conhecimento maior do próprio corpo e bem estar geral.

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