sexta-feira, 25 de maio de 2012

Regulando o corpo com a Reflexologia



Reflexologia é a ciência que estuda os efeitos reflexos no organismo humano. À partir do princípio de que as regiões chamadas de plexos nervosos (concentrações de terminações nervosas) são interligadas a órgãos e a algumas áreas do corpo, quando estimulados corretamente, os plexos nervosos enviam e recebem informações dos órgãos ou áreas do corpo aos quais estão ligados, podendo restabelecer seu funcionamento ideal.

As áreas reflexas podem ser as mãos (reflexo palmar), pés (reflexo podal), orelhas (reflexo auricular), coluna (reflexo vertebral), face (reflexo facial) crânio (reflexo cranial) e outras. O primeiro documento que descreve um tratamento de Reflexologia como terapia válida data 2.300 a.C. e encontra-se no túmulo de um médico egípcio, Ankhmahor, em Saqqara, Egito. Sima Qian, médico chinês que viveu em 200 a.C.era um entusiasta adepto desta terapia, utilizando-a como método preventivo.

Na reflexologia acredita-se que há uma "energia vital" que circula entre os órgãos do corpo humano, a qual penetra nas células vivas. Sempre que essa energia for bloqueada, a zona do bloqueio será afetada. As zonas de reflexo podem refletir o bloqueio de energia em diferentes órgãos. Dessa forma, se alguém tem um problema em um órgão particular, quando o reflexologista pressiona a zona de reflexo correspondente a pessoa sentirá dor. Acredita-se que a pressão aplicada à zona de reflexo pelo reflexologista passe pelos nervos para dissipar o bloqueio de energia. Desta forma, a reflexologia poderia ajudar a curar a doença no órgão.

Reflexologia Podal 
A Reflexologia tem como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças, sendo eles: _ Congestão; _ Inflamação; _ Tensão. A Reflexologia pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. Ela ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa. Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a Reflexologia atua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual.

A meta da REFLEXOLOGIA é o retorno do equilíbrio. O passo mais importante para isso é reduzir a tensão e induzir o relaxamento. .

 CURIOSIDADES: Tratando dos pés: Temos que lembrar que nossos pés suportam nosso peso durante todo o dia, portanto estão submetidos a uma pressão muito grande e sobre tudo com sapatos não adequados, fazendo com que haja um desequilíbrio no nosso eixo de sustentação. Mexendo com todos os nossos músculos e articulações, mudando a nossa postura. Assim, podemos compreender melhor o quanto a reflexologia pode ser útil

Em Bali, as casas mantêm uma tigela de água no canto do quarto cheia de flores e óleo de eucalipto para um ritual de limpeza no término do dia. Lavar os pés também é uma parte simbólica dos muitos ritos da passagem do Hinduísmo Balinês, como sinal de deferência a Cantou Hyang Widhi, um dos deuses responsáveis pela ordem de equilíbrio e desequilíbrio em nossas vidas. Na Índia também é tradicional que a dona da casa escalde pessoalmente os pés de seus visitantes. Escalda-pés: Ideal para cólicas moderadas, ele une duas técnicas: Aromaterapia e Reflexologia. A primeira restaura as energias curativas do corpo e a segunda estimula zonas reflexas do pé.

Coloca-se água a 37º C, bolinhas de gude e 30 gotas de óleo essencial em uma bacia. A água estimula a circulação sangüínea e as bolinhas exercem pressão sobre os pontos correspondentes ao útero, aliviando a dor. Já os óleos (de lavanda, gerânio, sálvia esclaréia ou manjerona), ajudam a pôr o corpo em equilíbrio. Após 20 minutos de imersão, vista meias e repouse por um tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário