sábado, 13 de outubro de 2012

O tratamento da fibromialgia na reflexologia podal

Sente dores por todo o corpo? Está extremamente cansado? Quando acorda de manhã, sente-se exausto e com os músculos rígidos? Às vezes, tem problemas de memória? Esses podem ser sinais da síndrome de fibromialgia, que basicamente significa “dor nos tendões, ligamentos e músculos”.

Segundo a Associação Americana de Reumatologia, “o diagnóstico de fibromialgia se baseia no histórico pessoal de dores crônicas generalizadas e na localização, pelo médico, de pontos dolorosos em regiões específicas”, visto que não há exames clínicos para diagnosticar a fibromialgia. Há ainda outros sintomas. De fato, entre as vítimas da fibromialgia são comuns a depressão e a ansiedade exagerada.

Tem sido um desafio então, diagnosticar e tratar esta nova doença e, portanto só o médico está preparado para dar o diagnóstico.

Desde a identificação da fibromialgia se desenvolveram vários tratamentos, que consistem em geral em atacar os sintomas. Um dos principais é a dor, que, como outros sintomas, difere de uma pessoa para outra e, até na mesma pessoa, varia de dia a dia.

Na área da medicina alternativa a reflexologia podal tem mostrado bons resultados em combater a dor em geral e também a dor associada à fibromialgia.

A reflexologia podal se baseia na premissa de que existe no pé um mapa fiel do nosso organismo, com pontos reflexos que correspondem a órgãos e estados emocionais. Através do diagnóstico reflexo-podal podem-se identificar as regiões e órgãos do corpo mais afetados na queixa do paciente. E através de estímulos nos pontos reflexos correspondentes a esses órgãos e regiões em desequilíbrio, se tratam os sintomas diminuindo, ou até fazendo desaparecer os mesmos.

No caso da fibromialgia, já se observam casos em que a dor aliviou. Isto é possível, porque através do estímulo no ponto reflexo correto, o cérebro é informado onde no organismo está o desequilíbrio e ele pode então usar os próprios recursos do organismo para aliviar ou resolver o mesmo, desaparecendo assim o sintoma.


Experimente você também esta eficiente terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário