sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pensando e percebendo um pouco nossos pés (reflexologia)

Sempre estaremos aplicando pressão de nosso corpo sobre o chão (gravidade) e geralmente essa pressão é colocada sobre os pés. Caminhado, correndo, parados, de salto alto, descalços, sapatilhas, tênis, sapatos, apertados ou não, os pés sustentam o nosso peso, mas nem sempre estamos atentos ao toque do pé no chão. Alguns pontos sofrem maior pressão, alguns já estão doendo e machucados por essa pressão, e isso ocorre dia após dia.

Na reflexologia, a pressão aplicada na sola dos pés é consciente “caracteriza-se por pressionar essa região ( pés), com o objetivo de estimular funções, órgãos ou sistemas corporais removendo obstáculos instalados. Visando estimular os mecanismos naturais de reestabelecimento de cada organismo”.

A ideia de reflexologia não é nova. De fato já era praticada em 2330 AC na cultura egípcia. É uma poderosa ferramenta que relaxa as tensões que passam a afetar o organismo, tornando-se uma maneira segura e eficaz de melhorar a saúde, por evitar o uso de medicamentos. Seu propósito não é diagnosticar qualquer desordem médica, e sim promover uma melhor saúde, da mesma forma como se faz com um programa de dieta e exercícios.
Muitas vezes sem que percebamos, alteramos a nossa forma de caminhar devido a algum desconforto nos pés, dor em alguma região na sola dos pés, sapato que aperta, e isso pode alterar a postura como um todo do quadril, da coluna vertebral, gerando mais dores e desconfortos, gerando desvios, pela simples forma como pisamos no chão.

Uma simples (ou não tão simples assim) massagem nos pés atinge várias regiões significativas do corpo segundo a reflexologia, pois “são supostamente 70 mil terminações nervosas e meridianos em nossos pés. Aplicando pressão ou calor nestes terminais nervosos ocorre um estímulo reflexo de um órgão do corpo no Sistema Nervoso Central (SNC), que imediatamente inicia uma gama de atividades internas verificando o estado e o funcionamento do órgão que está sendo estimulado”.

Desta forma, nota-se uma série de resultados em diversos sistemas do nosso corpo: urinário, digestivo, intestinal, circulatório, linfático, etc. E na maioria dos casos, o sono se torna reparador e mais profundo, melhorando a vitalidade física, mental e emocional.

Pensando nessas informações acima, creio ser de fundamental importância que depositemos atenção aos pés, que percebamos a forma como caminhamos, como usamos os pés. Afinal eles sustentam nosso corpo, nos deslocam e estão geralmente apertados. Poucos dão a atenção devida e merecida a essa parte do nosso corpo.

Podemos iniciar hoje com uma boa massagem com as mãos ou com uma bola de tênis!

Abaixo uma ilustração dos meridianos e órgãos que são estimulados na sola dos pés:



Autoria do texto:
Joana Kirst Adami e Ana Christina Hasenack.

Referencias bibliográficas:

http://www.rotadoagito.com.br/colunistas/felipe_guillermo_fuentes/colunas/reflexologia_%20podal.htm
http://vilamulher.terra.com.br/reflexologia-podal-11-1-69-27.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário