segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Reflexoterapia Podal. Um cuidado dos pés a cabeça


Leonardo da Vinci, um dos maiores gênios da arte, definiu os pés como uma das maiores engenharias e construções artísticas de Deus. Se o autor do quadro Monalisa conhecia bem as ciências orientais, ainda não se sabe. Mas é certo que ele construiu uma das frases mais utilizadas por profissionais da reflexologia podal.
Reflexologia podal, ou popularmente falando, massagem no pé com finalidades terapêuticas, nasceu na medicina chinesa há aproximadamente 5.000 anos, mas tornou-se mais conhecida no Ocidente, a partir desse século.
A reflexologia consiste na aplicação de uma pressão específica nos chamados pontos reflexos do corpo. Esses pontos possuem ligações com os nossos órgãos e por esse motivo, geram resultados, curas e prevenções de doenças que estão relacionadas a eles.
Como isso acontece? É que a medicina chinesa acredita que todo o nosso organismo está interligado através dos "chis", que são canais de circulação da energia vital do organismo. Logo, uma massagem no ponto certo do pé, milimetricamente ligado ao canal que reflete a pressão no rim, por exemplo, faz com que o resultado seja o mesmo do que o de uma intervenção no órgão.

A reflexoterapia não cura sozinha as doenças. Ela estimula a energia vital que cada um tem dentro de si mesmo para que o organismo se auto recupere. Aí está a sua diferença fundamental em relação as demais formas de tratamento.
A massagem provoca algumas reações no organismo, e essas reações manifestam nas doenças. A pressão exercida no ponto correto do pé relaxa o corpo, descontrai músculos, descontrai vasos sanguíneos, melhora a circulação e facilita o transporte do oxigênio no sangue, além de estimular a produção de endorfina e serotonina, que são uma espécie de analgésico que o próprio corpo produz contra sensações de dor.
Com todas essas alterações, enxaquecas, dores de natureza vertebral, tensões, problemas com circulação e estres podem ser resolvidos, para citar apenas algumas doenças. As doenças que podem ser curadas, prevenidas ou resolvidas com a ajuda da reflexologia podal são inúmeras, mas é preciso consultar uma especialista primeiro para que ela através do dignóstico da sua energia vital, faça o dignóstico.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário