quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O toque no lugar certo


Há 5000 anos atrás os chineses praticavam várias formas de terapia; e uma delas até hoje vem trazendo grande contentamento ao corpo e a alma do ser humano que é a pressão, o toque NO LUGAR CERTO, e uma maneira de atuar sobre os pés, semelhante à atual REFLEXOLOGIA.

A reflexologia é um método terapêutico holístico. Ela consiste em pressionar e massagear os pontos dos reflexos nos pés. Os pontos reflexos funcionam como pequenos “espelhos” que refletem o organismo inteiro.
É uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostas num arranjo similar ao dos pés.

A reflexologia ensina que existe uma energia vital que circula pelos órgãos do corpo. Esta energia permeia todas as células e tecidos. Quando essa energia está em harmonia no corpo, o indivíduo encontra-se saudável. Quando esta energia fica bloqueada, a parte do corpo correspondente ao bloqueio é afetada.

Quando utilizamos técnicas específicas de pressão, detectamos os bloqueios. Esses bloqueios correspondem a parte do corpo que está em desequilíbrio. Eles são identificados através da sensação
de dor. São identificados também através da presença de “áreas granulosas” conhecidas como depósitos de cristais.

A reflexologia é um dos instrumentos para restabelecer , de forma natural, o equilíbrio do ser humano. Fazendo pressões com os polegares e com as mãos em determinados pontos dos pés é possível provocar mudanças fisiológicas no corpo, uma vez que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

Os nossos pés são fundamentais para a manutenção da nossa saúde e do bem-estar, e podem fornecer informações preciosas sobre o estado geral do organismo.

É esse o campo de estudo e trabalho da reflexologia podal, uma forma de massagem terapêutica nos pés capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças, equilibrando não só o corpo todo, mas também a mente e as emoções.

Alguns benefícios:
1. Relaxa o corpo;
2. Descontrai os músculos;
3. Melhora a circulação sanguínea, facilitando o transporte
de oxigênio e nutrientes e a limpeza de toxinas celulares;
4. Estimula a produção hormonal de endorfinas, que funcionano organismo como uma espécie de analgésico contra sensações de dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário