domingo, 20 de janeiro de 2013

REFLEXOTERAPIA - PÉS AS ENTRADAS DO CORPO



A massagem é uma das formas mais eficientes de curar males do corpo. Mesmo que intuitivamente, nós a utilizamos de imediato para aliviar dores – após uma pancada, torção ou luxação – ou simplesmente quando sentimos que a tensão acumulada no dia-a-dia está pesando sobre nossos ombros. Existem muitas técnicas e métodos de “massagem” terapêutica, mas a Reflexologia (embora não seja considerada massagem) difere de todas elas porque não tem como principio o toque direto na área que precisa de cuidado, mas sim o toque nos pés que correspondem ao membro, região ou sistema afetado (terminações nervosas).

À primeira vista, pode parecer estranho, mas não é difícil de entender: a reflexologia é baseada exatamente na representação dos pés como um microcosmo do corpo. Esse fenômeno também se manifesta na Iris do olho, na orelha e nas mãos. No entanto, as áreas reflexas dos pés são mais específicas, por isso funcionam melhor para serem trabalhadas terapeuticamente. A ideia de que cuidando de nossos pés podemos cuidar de nosso corpo inteiro por si só já é atraente. Se lembrarmos de que o método dispensa a ingestão de qualquer espécie de remédio, a necessidade de se fazer exames ou testes, o uso de instrumentos e que nem mesmo chega a realizar uma intervenção direta na área afetada, a prática torna-se ainda mais impressionante.

Você mesmo pode tocar nos pontos específicos dos seus pés, porém, há um detalhe muito importante: como nosso organismo está interligado, com um componente trabalhando em função do outro, é preciso tocar em todos os pontos, variando apenas a pressão, o tipo de movimento e a velocidade. Para usufruir de todos os benefícios dessa terapia milenar, no entanto, é sempre mais indicado procurar um terapeuta especializado.

O pé é uma delicada estrutura: equilibra, suporta e transporta todo nosso peso corporal. É base e alicerce, portanto, deve estar sempre bem cuidado e equilibrado. Partindo do princípio que se você cuidar bem dos seus pés eles retribuirão cuidando bem de você, a Reflexologia podal passa a ser uma necessidade básica para uma vida saudável e equilibrada. 

Vale lembrar que a pressão em pontos corretos ainda estimula a circulação venosa e alivia a tensão e contração muscular. Quando detalhado, o mapeamento dos pés possibilita o tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente. É possível se livrar de dores nas costas, dor de cabeça, estresse, retenção de líquidos e problemas intestinais, tudo através de pressão dos pontos nos pés.

Para entender melhor a atuação da Reflexologia, basta dividir o pé da seguinte forma (esta divisão chama-se zoneamento ou zonoterapia, segundo a Reflexologia moderna): os dedos se relacionam com a região da cabeça. O início da sola é o reflexo da região torácica, a curva do pé corresponde à região abdominal e o calcanhar com o baixo-ventre e membros inferiores. Os reflexoterapeutas não são médicos, portanto, nunca diagnosticam doenças, embora ajudem a eliminá-las à medida que devolvem ao organismo o seu estado de equilíbrio. 

Na pressão com os toques reflexos, a maioria das pessoas sente um desconforto, uma desagradável sensação de dor (alfinetada, corte, osso esmagado, etc). Isso acontece porque os pontos em questão estão congestionados (podemos chamá-los de cristais), que vem sendo acumulados durante anos, enquanto seu corpo trabalha sem parar, todos os dias, nos níveis físico, orgânico, mental e emocional – reflexos sensíveis à dor indicam quais partes do corpo estão congestionadas.

O estímulo para desbloqueio e liberação destes cristais provoca uma reação em cadeia por todo o organismo, graças à liberação de toxinas que fazem um verdadeiro processo de limpeza corporal. Após uma sessão de reflexoterapia, é comum que o paciente sinta uma leveza nos pés. Na China, diz-se: “debaixo dos pés, o vento vivo”. Quer dizer que a pessoa sente-se como se estivesse andando nas nuvens, com imensa sensação de bem-estar. 

Nos pés, encontram-se milhares de terminações nervosas, que se comunica com o SNC (sistema nervoso central) e se correspondem com o todo o corpo. Assim, quando estimuladas essas vias, é como se estimulássemos todo o organismo, para que ele funcione melhor.

Benefícios da Reflexologia:
:: Reduz os efeitos do estresse e induz um estado de relaxamento profundo;
:: Melhora a circulação sanguínea;
:: Limpa nosso corpo;
:: Ajuda a equilibrar todo o sistema humano;
:: Revitaliza a energia;



Nenhum comentário:

Postar um comentário