quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Reflexologia


Reflexologia
Técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés. Este princípio da representação microcósmica de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na face, na orelha, na coluna e nas mãos. A sonoridade e a vibração libertam os indivíduos do stress e, consequentemente, das preocupações, inseguranças e bloqueios energéticos, responsáveis pelos problemas físicos, emocionais e espirituais.
Têm, além disso, o dom de despertar ou consciencializar a nossa interioridade e de purificar o ambiente, proporcionando harmonia e bem-estar ao mundo que nos rodeia. Todavia, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas. A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor.
O passo mais importante para isso é reduzir a tensão e induzir o relaxamento. O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, o tratamento é possível. A massagem profissional dos pés vai mostrar quais as partes do corpo que estão fora de equilíbrio e, portanto, não estão a funcionar eficientemente. Ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma super ativa  (simpático e parassimpático). Pode-se, então, ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ótimo de saúde. A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. Inúmeros problemas de saúde podem ser detectados precocemente e o tratamento ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais sérios. É importante lembrar que os nossos pés suportam o nosso peso durante todo o dia, logo estão submetidos a uma pressão muito grande, sobretudo com sapatos não adequados, fazendo com que haja um desequilíbrio no nosso eixo de sustentação. Assim, podemos compreender o quanto a reflexologia pode ser útil aos tratamentos.
O objectivo último da reflexologia é o retorno da harmonia. Normalmente, as pessoas sentem muitas dores nos pés e sofrem numa constante tentativa de adaptação, fazendo refletir esta tensão nos músculos e articulações, principalmente nos joelhos e ombros aumentando, assim, a fadiga e irritabilidade. Reflexos sensíveis à dor indicam quais as partes do corpo que estão congestionadas. Essa avaliação diz respeito apenas a partes do corpo "fora de equilíbrio" e não a distúrbios específicos. É importante ter consciência disso.

A reflexologia ajuda a eliminar problemas causados por doenças específicas. Ao trazer o corpo de volta a um estado de harmonia, o tratamento reflexológico pode ajudar a combater diversas doenças. A reflexologia relaxa tensões, melhora a circulação sanguínea, oxigenação e o sistema nervoso, ajudando a equilibrar o organismo naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário