terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pesquisa aponta resultados positivos na qualidade do sono


Utilizando a técnica Reflexologia Podal, estudo foi realizado por estudantes do curso de Estética e Cosmética
Com a finalidade de avaliar o nível da qualidade do sono, o curso de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizou um projeto de pesquisa utilizando a Reflexologia Podal, técnica de massoterapia que consiste de estímulos por meio da pressão com os dedos em determinadas áreas dos pés.
O estudo foi realizado pelas estudantes Carla Rodrigues e Patrícia Amara, bolsistas do PIC (Programa de Iniciação Científica) da Unipar, sob coordenação da professora Fátima Machado. “Essa técnica provoca mudanças fisiológicas no corpo, favorecendo a capacidade natural de reequilíbrio do organismo e, consequentemente, a correção de distúrbios físicos ou emocionais”, explicou a docente.
A técnica foi aplicada em quatro voluntárias que apresentavam dificuldade em iniciar ou manter o sono e tinham sensação de não ter um sono reparador, devido ao alto nível de estresse fisiológico e psicológico, característicos da insônia primária. Antes das sessões, o grupo foi pesquisado durante 30 dias por meio de um questionário, que permitiu avaliar a qualidade do sono e seus distúrbios.
Em seguida, as voluntárias participaram de oito sessões, com duração de 30 minutos cada uma. A partir da terceira sessão, elas perceberam uma evolução na qualidade do sono. Ao final do estudo, todas relataram menos ansiedade e facilidade em iniciar e manter o sono, ou seja, sem acordar durante a noite.
“Embora a amostra tenha sido pequena, o resultado apontou um efeito positivo, corroborando com a meta-análise realizada por Jeongsoon et al (2011), o qual concluiu que a técnica da Reflexologia Podal atua como promotora do sono, podendo ser um excelente recurso complementar na medicina tradicional e na melhora da qualidade de vida”, destacou a coordenadora da pesquisa.
“Esse estudo contribuiu para nossa formação. Além de mostrar a importância da pesquisa na saúde das pessoas, nos ajudou a entender e a observar os resultados positivos da Reflexologia Podal”, ressaltou a estudante Carla Rodrigues, que apresentou o estudo, ao lado da colega, no último Encontro de Iniciação Científica da Unipar, no Câmpus-Sede.

http://www.unipar.br/noticias/2013/01/15/paranavai-pesquisa-aponta-resultados-positivos-na-qualidade-do-sono/

Nenhum comentário:

Postar um comentário