sexta-feira, 20 de abril de 2012

Reflexologia podal - Estimulando a saúde do corpo, mente e espírito




É através do trabalho de estímulos que a reflexologia podal, aos poucos, vai ajudando o seu corpo, sua mente e seu espírito a encontrar um equilíbrio, aliviando assim as manifestações patológicas do ser humano. A técnica baseia-se no principio de que nos pés existem áreas ou pontos reflexos, que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. Assim, massageando-os, é possível reduzir dores e tensões.

“Usando a técnica de pressão digital da reflexologia, é possível provocar uma espécie de impulso elétrico que corre através dos nervos, relaxando profundamente o corpo e melhorando a circulação, objetivando promover o equilibrio do funcionamento corporal”, explica a terapeuta e esteticista do Spa Sport Resort, Acácia Prudente de Moraes.

Para encontrar esses pontos, a técnica segue um mapa dos pés, onde é possível encontrar cada local que precisa receber estímulo. “Nosso corpo possui 70 mil ramificações nervosas. Na reflexologia é possível trabalhar todas elas”, ressalta a massoterapeuta da clínica Íris Estética, Maria Cristina Debona.

A terapia funciona como um tratamento complementar, que auxilia as orientações médicas e por isso não é preciso abandonar outros tratamentos ou remédios. “Essa técnica é usada como complemento de outros tratamentos, pois ajuda a fazer com que o corpo do paciente fique mais receptivo ao tratamento que está sendo submetido”, conta Acácia.

Para Maria, é indicado que o paciente faça pelo menos uma consulta por semana, que pode tratar mais de um problema de saúde ao mesmo tempo. “Como as áreas são diferentes é possível estimular pontos distintos no mesmo tratamento”. A terapeuta Acácia também alerta para a importância das consultas: “A energia da reflexologia corre através do corpo a nível físico, emocional e mental e precisa ser equilibrada periodicamente, principalmente quando é afetada por doenças, estresse, depressão, preocupações do dia-a-dia e assim por diante”, diz.

Os benefícios

Cuidar do pés é um hábito natural, que expressa vaidade. No entanto, também pode ser considerada uma ótima maneira de equilibrar a saúde. E para isso não existe idade. Os benefícios da reflexologia podem ser aproveitados em crianças, adultos e idosos, mas há restrições em grávidas, pessoas com problemas de coração ou marca-passo. “Existem vários pontos no corpo, e é preciso sempre muito cuidado para não estimular uma área errada. Como não podemos brincar com a saúde, optamos por não fazer a técnica nessas pessoas com maior risco”, esclarece Maria.

Para a terceira idade a massagem é tentadora. “Além de ativar a circulação sanguínea e facilitar a oxigenação das células, limpa as toxinas da pele”, conta Maria.

Veja alguns benefícios da reflexologia-podal:

- Relaxamento físico e psíquico;
- Aumento de circulação sanguínea;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Limpeza das toxinas do corpo;
- Revitalização e equilíbrio da energia e do organismo; bem-estar físico e mental;
- Alívio de dores na coluna e no nervo ciático;
- Diminuição de edemas, síndrome pré-menstrual, depressão, ansiedade, dores de cabeça, problemas digestivos, entre outros.

Para melhor auxiliar nos tratamentos de saúde, antes de iniciar o trabalho da reflexologia é preciso um estudo de caso do paciente. “Eu converso com a pessoa para descobrir o que está pendente nela, e assim achar um melhor jeito de fazer a massagem e ajudá-la a se sentir melhor”, conta Maria.

Origem

Reconhecida pelo Ministério da Saúde do Reino Unido como uma terapia complementar, a reflexologia é uma técnica milenar, com relatos em países como Egito, Índia e China. Porém não se sabe exatamente o local de sua origem. No ocidente ela teria surgido no século 19.


Por Jéssica Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário