domingo, 8 de abril de 2012

Reflexoterapia para controlar ansiedade



A reflexoterapia é a ciência que estuda os efeitos dos reflexos no organismo humano, a partir do princípio de que as regiões chamadas de plexos nervosos (concentrações de terminações nervosas) são interligadas a órgãos e a algumas áreas do corpo. Quando esses pontos são estimulados corretamente, os plexos nervosos enviam e recebem informações dos órgãos ou áreas do corpo aos quais estão conectados, o que faz com que o seu funcionamento ideal seja restabelecido.

Os pés, as orelhas e as mãos são regiões com alta concentração desses pontos plexos nervosos, embora os pés sejam os prediletos para a realização do trabalho de reflexologia, já que possui uma área maior, o que acaba facilitando a manipulação. Esse tipo de método ajuda a aliviar a ansiedade.

Durante um tratamento os especialistas nessa massagem pressionam as mãos em pontos específicos dos pés de seus pacientes. A região dos dedos, por exemplo, corresponde à região da cabeça, ou seja, se você se queixar de dores nessa parte do corpo é essa região dos pés que receberá um tratamento mais específico.

Segundo especialistas, essa técnica pode manter o equilíbrio e restaurá-lo, de forma que o organismo passe a funcionar melhor, estimulando a circulação sanguínea e o sistema de cura, aliviando também as tensões musculares, que fazem parte dos sintomas da ansiedade.

Se você está a beira de um crise de nervos e não há tempo para agendar uma visitinha a um especialista em reflexologia, o jeito é aplicar a técnica sozinho. Portanto, massageie o ponto do coração (que fica alguns centímetros abaixo da junção dos dedos anelar e médio) por um minuto e sentirá uma sensação de alívio, que pode ajudar a acalmar a ansiedade em questão. Pressionar um ponto das mãos estimula a rede nervosa em torno do local que ele representa. De acordo com a técnica, todos os órgãos do corpo e as sensações ligadas a eles se refletem nas palmas das mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário