sábado, 1 de setembro de 2012

AS TEORIAS DA REFLEXOLOGIA

AS TEORIAS DA REFLEXOLOGIA


Como é que podemos explicar a eficiência da reflexologia? Há vários princípios que comprovam o benefício da Reflexologia:

Teoria dos cristais: O aparecimento de cristais, impedem o livre fluxo de comunicação nervosas, e causam desconfortos. Com a eliminação destes cristais o terapeuta facilita a circulação do sangue e a circulação linfática, que vai provocar um maior bem estar.

Medicina Tradicional Chinesa: Quando ocorrer uma estagnação no KI (energia vital) o organismo manifestará este distúrbio como doença ou dor. Através de movimentos de sedação ou tonificação dos pontos e zonas dos pés, pode-se liberar e equilibrar a circulação desta energia.

Terminações Nervosas:Nos pés existem 7200 terminações nervosas. Ao pressionar esses pontos, há maior comunicação nervosa e um efeito calmante sobre o sistema nervoso.

Sistema Nervoso Entérico: Os intestinos possuem um sistema nervoso autónomo e 95% da serotonina produzida é originada nos intestinos. A Serotonina é importante pela sua relação com vários aspectos comportamentais e estados patológicos. Ao tratar os intestinos está-se a ter um efeito direto sobre algumas patologias psicossomáticas.

Circulação: Ao pressionar todas as zonas do pé, responsáveis pela circulação venosa e linfática, estamos a melhorar estas e consequentemente a ajudar o organismo a expedir os desperdícios que se acumulam nas extremidades inferiores.

Propriorreceptores: São os corpúsculos existentes na pele e que estão ligados ao sistema nervoso central. Ao serem estimulados, eles enviam mensagens ao sistema nervoso parassimpático, o que irá provocar uma melhoria no funcionamento de todo os nossos sistemas.

Células de Langerhans: quando pressionadas estas células do sistema imunitário produzem as b-endorfinas. Entre as funções das b-endorfinas, estão a redução da dor e a sensação de bem estar. As endordinas podem ficar no sistema até 72h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário