domingo, 16 de setembro de 2012

Introdução a Reflexologia Podal


A Reflexologia surgiu na Antiguidade, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. Ao longo do tempo, várias evidências indicaram que a massagem terapêutica nos pés foi utilizada e tem sido praticada por diversas culturas, embora não se saiba ao certo quando e como isso começou.

UM POUCO DA HISTÓRIA

De acordo com inúmeros estudos e pesquisas, a Reflexologia, como muitas outras técnicas na área da saúde, teve seu início no oriente. Não se sabe certo a sua verdadeira origem visto que foram encontradas maiores citações, no Egito, Mesopotâmia e China.

Na Pérsia e na Índia, a Reflexologia, era referida apenas aos dedos dos pés. Mas, de acordo com uma das teorias de maior aceitação, a Reflexologia nasceu na China há 5.000 anos, vinculada à acupuntura e ficou conhecida de forma documentada desde o século III A. C.

As culturas egípcias e babilônias desenvolveram-se antes da chinesa, e o Egito contribuiu com uma valiosa evidência histórica. Porém, muitos respeitados Reflexologistas manifestaram sua crença na teoria chinesa, embora as evidências concretas sejam ambíguas.
Um pictograma produzido em torno de 2500 a 2330 a.C., encontrado em escavações no Egito, foi descoberta na tumba de um médico egípcio, Ankmahor, em Saqqara. E assim, classificado como o documento mais antigo que descreve a prática da Reflexologia. Segundo as evidências encontradas na tumba, Ankmahor era uma pessoa muito influente - suplantado apenas pelo rei.


Uma explicação do pictograma foi proposta pelo egípcio Mohamed el Awany." As pessoas escuras, com cabelo encaracolado, à moda dos africanos, provêm do Egito superior, e são, obviamente, os terapeutas, os quais vieram do sul para tratar os habitantes do Egito inferior, que tinham pele clara e cabelos lisos. Sendo essa explicação, baseada no antigo Egito, onde as civilizações e os conhecimentos mais avançados vinham do sul, onde a pele escura era apreciada.

Mediante a essas evidências, as posições dos pacientes são diferentes. O paciente da esquerda tem a mão direita sobre o joelho direito e a mão esquerda sob a axila direita. O outro paciente é o oposto. Há uma relação entre o tipo de problema que o cliente tem e o ponto onde o terapeuta toca, esses fatores o determinam os pontos de pressão aplicadas.

O paciente está tocando o ponto reflexo sob o braço, onde a dor correspondente é sentida. "Segundo o Papyrus Institute, do Cairo, os hieróglifos acima da cena dizem: "Não deixe isso doer", diz um dos pacientes. "Farei como você quiser", responde um assistente.

Outra teoria sustenta que uma forma de Reflexoterapia foi transmitida aos índios da América do Norte. Embora, uma vez mais, nenhuma evidência específica apoie essa teoria, há muitas gerações os índios da América do norte vêm usando a pressão reflexa aplicada aos pés como uma forma de terapia curativa. Há séculos os índios cherokees, da Carolina do Norte, reconheceram a importância dos pés para a manutenção do equilíbrio físico, mental e espiritual. O Clã Urso, pertencente a essa tribo e que vive nos montes Allegheny, pode atestar isto.

Esse conhecimento da Reflexoterapia aplicada aos pés poderia ter sido perdido na antiguidade, se não fosse pelas pesquisas de médicos do final do século XIX e início do século XX.

Associado ao estudo e o desenvolvimento da Reflexoterapia, pessoas curiosas com o conceito, estimularam um ressurgimento do interesse pelos pontos reflexo. E junto aos pioneiros europeus e empreendedores americanos estabeleceram os fundamentos da Reflexologia, que aconteceu após o primeiro século da era cristã.

Sendo a partir dessa época, que surgira, referencias mais amplas do seu uso no “diagnóstico”, bem como no tratamento de certas moléstias. Assim, através dos séculos, o que hoje conhecemos como REFLEXOTERAPIA, foi ganhando lentamente, e mais espaço no campo da “arte de curar”.

No início do século vinte, surgiram mais estudos e documentários sobre o assunto dando início a fase moderna da reflexologia (estudo de áreas que produzem efeitos reflexos no organismo), através de uma equipe de médicos, formada pelo Dr, George Stare White, o Dr. Edwin F. Bower e o Dr. Willian FltzGeral.

Em 1913, como técnica aplicada e denominada de Zonoterapia, passou a ser parte do serviço médico oferecido no Boston City Hospital, no Saint Francis Hospital, em Hartford e Connecticut.

A ZONOTERAPIA, segundo trabalhos intitulados pelo Dr. Fitzgerald, trata-se, da presença das dez zonas de energia localizadas longitudinalmente, que se estendem ao longo do corpo.

Abrindo caminhos para o desenvolvimento desta técnica, ao trazer ao nosso conhecimento, o relatado de suas descobertas.

Descobriu também que podia aliviar a dor em determinada parte do corpo do paciente, aplicando pressão em outra parte. Lembrando que, na época em que clinicava, a década de 1880, a anestesia ainda era bastante rudimentar, pois se usava máscaras de clorofórmio. Morria-se mais por causa da anestesia do que pela operação. Sendo a Reflexologia bastante usada para a diminuição das algias (dores).

Na América Latina a ZONOTERAPIA e em seguida a REFLEXOLOGIA, foram trazidas a princípio ao Paraguai pela missionária Margarida Gootaht, que após tratar a esposa do próprio presidente do Paraguai, passou a ensinar no Instituto Conaras, em Assunção.

No Brasil, foi criada ABRT (Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Afins), que vem desenvolvendo, através de seus fundadores Érik Motta Pereira e Osni Tadeu Lourenço, um trabalho não só de divulgação como produzindo estudos e pesquisas que colocam nosso país em situação de destaque junto a comunidade internacional.

A REFLEXOLOGIA atualmente é conhecida e utilizada em mais de 20 países e representados por suas associações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário