sábado, 15 de setembro de 2012

Pontos Relacionados em Reflexologia ao sistema urinário

O sistema urinário é formado por dois rins, dois ureteres e uma bexiga. Os rins atuam como um processador de resíduos, filtrando substâncias nocivas que circulam no sangue.

O acúmulo de resíduos no sangue, pode causar reações tóxicas, e implicar em graves alterações para a saúde. Algumas das mais comuns doenças do sistema urinário são: infecções de bexiga, incontinência urinária, nefrite, insuficiência renal, etc.

Em Reflexologia, a área correspondente aos rins, situa-se no arco dos Pés. Os pontos da bexiga ficam na borda medial da pélvis e o reflexo dos ureteres está entre estas duas áreas.

É importante, em patologias ligadas ao sistema urinário, trabalhar os pontos reflexos da pélvis, quadril, coccix, e coluna lombar.

Correspondem aos pontos reflexos da bexiga, ureteres e rins. Trabalhe toda a região da bexiga com o polegar e prossiga para a borda medial da linha do ligamento, e em seguida trabalhe a região dos ureteres.

Corresponde aos pontos reflexos dos rins. Trabalhe a linha lateral do ligamento utilizando o polegar.

Corresponde a área dos ureteres e bexiga. Trabalhe toda a área da bexiga com o polegar, e prossiga até a borda medial da borda do ligamento e em seguida trabalhe a área dos ureteres.

Corresponde aos pontos reflexos dos rins. Trabalhe a linha lateral do ligamento utilizando o polegar.

O corpo humano é repleto de agrupamentos de nervos, chamados de Plexo. Já o termo “Solar”, deriva do Sol; e tem o significado de centro.

Por tanto o Plexo Solar é um feixe ou agrupamento de nervos, localizado no centro da planta dos pés.

Em reflexologia, o Plexo Solar é o ponto onde se concentra a sede de energia do corpo. Reflete todos os sistemas do organismo, podendo ser um forte aliado em tratamentos de stresse patologias ligadas ao fator emocional.
Trabalhe os pontos reflexos do Plexo Solar obliquamente em ambos os pés, utilizando o polegar. Em sentido da borda medial para lateral.

Trabalhe os pontos reflexos do Plexo Solar obliquamente em ambos os pés, utilizando o polegar. Em sentido da borda lateral para medial.

Não é fácil definir a cura, embora a maioria das pessoas tenha instintivamente o que a leva a encontra-la. Para quase todo mundo as noções de cura se baseiam em nossas próprias experiências que a doença proporcionou.

No entanto, somos um sistema que trabalha em conjunto. Não iremos encontrar a cura, se nos tratarmos por fragmentos. Um sistema orgânico depende do outro, e se não há harmonia entre eles, não há homeostase.

A Reflexologia, assim como outras terapias alternativas, trata o corpo por inteiro, como um todo. E desta forma, mantem a saúde mental, física e energética de nossos sistemas orgânicos.

Os pontos reflexos do corpo humano, também são encontrados nas Mãos e nas Orelhas, tanto quanto nos Pés.

Devido ao tamanho das Mãos e das Orelhas, em relação aos Pés, a distância entre os pontos também é menor, e os diagramas são mais compactados.

Por esse motivo, a Reflexologia é mais praticada nos Pés, mas a utilização dos pontos reflexos das Mãos e das Orelhas, também, é de grande eficiência, e pode ser adicionada aos tratamentos, como um complemento.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário