sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ponto Kunlun

 Nome do Ponto:

Esse é o ponto rio do meridiano da bexiga, localizado numa depressão atrás do maléolo lateral do tornozelo, no local mais alto entre todos os jing, rong, shu, e yuan. A parte elevada do maléolo do tornozelo parece a montanha Kunlun, por isso tem esse nome.

 "Kunlun: Acima tem osso, do lado tem maléolo e abaixo tem cartilagem. É alto como uma montanha. A água do meridiano taiyang do pé tem a qualidade energética de ascender, impulsionar o yang, depois retorna descendo - por isso o seu nome é kulun".



Figura de Bronze: " Esse ponto é usado para tratar dores lombar e sacral; inchaço na extremidade do pé que impede de usar sapato; sangramento nasal; pés duros como se estivessem congelados; fissuras no calcanhar; dor aguda no ombro e nas costas; dor de cabeça; tosse aguda, falta de ar e sensação de plenitude; dor acompanhada de inchaço no genital feminino; criança que sofre convulsão clônica"

Outra demoninação: xiakunlun

Fonte: Origem e Significados do nomes dos Pontos de Acupuntura - Pag: 204

v-60 - Kun Lun, Montanha: ponto Fogo

Em uma famosa lenda da mitologia chinesa, a montanha Kun Lun é uma montanha mítica no extremo Ocidente da China ( encontrado no Huainanzi, capítulo 4, e em outros textos). Considerada inatingível, é rodeada por um lago vermelho ( esse é o ponto Fogo ) e é a fonte do Rio Amarelo. Considera-se que essa montanha possua um qi poderoso e propicie renovação espiritual e física (Lade, 1989, p171).

Embora o nome possa se referir em parte ao maléolo externo, que está localizado próximo a ele, essa história indica que esse é um ponto poderoso do canal. É com frequência usado para o tratamento de dor crônica nas costas, em qualquer parte ao longo da coluna, em especial se estiver associada a uma deficiência nos canais da Bexiga e do Rim.

Grande parte da força desse ponto vem da sua capacidade de aquecer a Bexiga e evitar que Água se esfrie. A Água fria faz com que as pessoas fiquem rígidas e com o espírito e os movimentos contraídos. Também pode provocar dor. O aquecimento da Água deixa as pessoas mais livres e, assim, conseguem se mover com maior flexibilidade. A moxa deve ser usada com com cuidado se o paciente apresentar sinais de Calor, porém se estiver indicada, a moxa pode ser utilizada com um ótimo resultado. Esse ponto não deve ser empregado na gravidez.


Fonte: Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos - Pag: 350

Nenhum comentário:

Postar um comentário