quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Técnicas básicas para tratamentos em Reflexologia


O uso correto do polegar e do indicador numa sessão de Reflexologia é vital para se obter os melhores resultados. Existem milhares de pontos reflexo distribuídos nos pés e nas mãos e para não perder nenhum deles, os movimentos dos dedos devem ser precisos e disciplinados.

A direção do movimento do polegar ou do indicador é sempre para frente e nunca para trás. Evite os movimentos circulares ou deslizantes.

Outro detalhe importante é que não se deve usar a ponta dos dedos no tratamento reflexológico. Use a parte achatada e macia do indicador ou do polegar, e mantenha suas unhas curta; do contrário, pode arranhar a pele do cliente.

Além do movimento sempre para frente do polegar ou indicador, existem duas outras técnicas: O gancho e a rotação. Mas, só devem ser usadas, quando houver necessidade de estimulo extra.

São três as áreas onde estas técnicas devem ser aplicadas:

Usar a rotação no ponto reflexo do rim, que pode estar inflamado devido à excessiva ingestão de cafeína, corantes ou aditivos.

Pode ser aplicada também nos pontos reflexo dos olhos e ouvidos.

A técnica de gancho pode ser usada no ponto reflexo da válvula ileocecal para aliviar todos os tipos de problemas intestinais.

Chegar ao nível de pressão correto é simples questão de experiência. O Reflexologista deve pressionar até o cliente sentir uma reação nos pontos reflexos, mas não tanto que provoque dor.

Quando é necessário trabalhar o ponto reflexo, você procurara exercer uma pressão firme e consistente com o polegar ativo e, ao mesmo tempo, proporcionar um apoio confortável no Pé.

Não se cogita de aplicar a técnica do “toque de pluma”, você deve apenas ajustar a intensidade da pressão ao seu cliente. Uma pessoa saudável geralmente suporta mais pressão que o idoso ou alguém que não esteja bem.

Quando for tratar, por exemplo, os pés de um homem alto e forte, a pressão deverá ser mais firme do que no caso de uma criança de 5 anos.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário