quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Reflexologia e a Oncologia



A Reflexologia é uma terapia complementar que estimula a ativação da capacidade curativa do próprio corpo.

Consiste em massagens e pressões em áreas dos pés e mãos que correspondem aos órgãos, sistemas e glândulas do corpo para estimular seu funcionamento e conseguir equilíbrio energético".

É importante ressaltar que a palavra 'reflexo' no contexto da Reflexologia não se refere aos movimentos involuntários dos músculos causados por estímulos externos, mas sim, tendo o significado de refletir, espelhar. Pela Reflexologia, as diferentes partes do corpo estão espelhadas nas plantas dos pés e nas palmas das mãos, onde também se podem encontrar os bloqueios da energia vital que permeia o organismo.

As técnicas de pressão aplicadas destinam-se a dissipar esses bloqueios, estimulando os sistemas circulatório e linfático, com o objetivo de normalizar as funções corporais. O que se busca é, na verdade, reduzir a tensão do paciente, para que seus mecanismos naturais de defesa possam agir à medida que o relaxamento obtido facilita a circulação e oxigenação do sangue, liberando as toxinas.

No caso de pacientes com câncer que estejam em tratamento radioterápico, quimioterápico ou hormonal, é fundamental que a Reflexologia seja aplicada apenas por terapeutas amplamente qualificados.

Segundo relatório publicado pela Escola de Enfermagem da Universidade de Canberra, na Austrália, enfermeiros da escola conduziram uma pesquisa em que 87 pacientes internados com câncer receberam tratamento por Reflexologia por dez minutos, cinco em cada pé.

O tratamento produziu resultados imediatos e significativos na percepção que os pacientes tinham da dor e da náusea.

A proposta de tratamento é personalizada, feita na primeira sessão após o diagnóstico. Recomenda-se que o tratamento seja realizado uma vez por semana, com duração média de seis sessões.

O espaço entre as sessões pode aumentar à medida que o paciente apresenta melhoras, sendo que muitas pessoas se beneficiam de tratamentos de manutenção a cada dois ou três meses para ajudar a manter o equilíbrio do corpo.

Após as primeiras sessões o corpo responde de maneira bastante assertiva: há uma sensação de relaxamento e bem-estar, ou, em alguns casos, o paciente pode sentir-se temporariamente letárgico, nauseado ou choroso.

Esses sintomas, na maior parte das vezes, desaparecem com a continuidade das sessões, mas devem ser informados ao terapeuta e ao médico, pois indicam como o paciente está respondendo ao tratamento.

A Reflexologia não é um substituto para o acompanhamento médico. É, no entanto, uma excelente terapia complementar, que pode trazer benefícios concretos e duradouros. Tranqüilidade, bem-estar, alívio da dor. Esses são, sem dúvida, poderosos auxiliares no tratamento do câncer e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Fonte:
revista Hands - junho / julho - 2001
Por Inara Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário