sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Reflexologia Podal - Ansiedade


O que é ?

É uma preocupação exagerada que pode abranger diversos eventos ou atividades da vida da pessoa. Geralmente vem acompanhado por uma variedade de sintomas como tensões musculares, dores de cabeça, alterações do sono, irritabilidade, etc... Costuma causar um comprometimento nas relações pessoais, ocupacionais, podendo gerar um acentuado sofrimento.

Quais os sintomas ?

- Dores de cabeça;
- Irritabilidade;
- Problemas gastrointestinais;
- Palpitações;
- Falta de ar;
- Inquietação;
- Excesso de suor;

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado através dos sintomas apresentado pelo paciente, excluindo outras doenças, sendo que, o mais importante que isso, é o relato detalhado de informações do paciente.

Objetivo de Tratamento da Reflexologia Podal

- Aliviar a tensão;
- Combater a congestão no organismo;
- Combater a Inflamação;
- Promover o relaxamento;



A Reflexologia Podal e a Ansiedade

As causas da Ansiedade têm raízes bem mais profundas do que revelam os sintomas externos. Segundo a abordagem holística, o corpo é um sistema dinâmico que está sempre em mutação. O ser humano é mais que um mero corpo físico. Cada indivíduo é um conjunto complexo de aspectos mentais, físicos e espirituais em equilíbrio afetados por fatores ambientais e sociais.

A Reflexologia Podal age rapidamente sobre a ansiedade, com efeitos relaxantes imediatamente após a primeira aplicação, estimulando, toda a rede nervosa, além de proporcionar uma boa irrigação sanguínea nos músculos.

Segundo Dougans e Ellis, a Reflexologia Podal ajuda, através da massagem reflexa, aliviar os efeitos da ansiedade ao induzir um relaxamento profundo, permitindo assim que o sistema nervoso funcione normalmente e deixando o corpo livre para procurar a sua própria homeostase (Equilíbrio).

O relaxamento do corpo, facilitado pela massagem-reflexa, permite que os sistemas corporais, incluindo os sistemas de excreções (S. Urinário, S. Tegumentar, S. Respiratório e S. Digestório), funcionem eficientemente, eliminando os metabólitos corpórais para o exterior. E também permite que os vasos do sistema cardiovascular conduzam o sangue de forma fácil e natural.

É necessário utilizar a massagem-reflexa em pontos e áreas específicas com o objetivo de normalizar a circulação sanguínea e linfática, que se encontram congestionada, devido o aumento das tensões musculares. Isso só é possível com a experiência de um profissional devidamente qualificado em Reflexologia Podal.


fonte:revistapodologia.com
Revista Podologia Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário