segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Plexo Solar e Reflexologia


É através do desequilíbrio da energia vital que acontece a ligação do corpo físico ao corpo astral, que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Assim surge uma relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum que as pessoas transformem energias negativas, em depressão, raiva, solidão e até doenças mais graves.

Essa energia vital caminha através de meridianos por todo o nosso corpo e chega aos chakras, em pontos que concentram vibrações mais específicas, que se trabalhada, ativamos alegria e saúde. Os chakras são portas de comunicação com o mundo, com sete níveis da Realidade. O terceiro chakra, o Plexo Solar, é a sede da Inteligência Orgânica e da sensibilidade.

O Plexo Solar é um centro extremamente importante e devemos evitar tudo o que possa contraí-lo, pois, por sua vez, ele contrai os vasos sanguíneos e os diferentes canais do organismo. E quando o sangue ou os outros líquidos circulam mal, formam-se depósitos que, com o tempo, acabam por provocar toda a espécie de problemas. O que mais desequilibra o plexo solar são as manifestações desordenadas do corpo astral: o medo, a cólera, o ciúme, o amor-paixão. E como o plexo solar é o reservatório das forças, a consequência desta desarmonia é uma desmagnetização geral.

Quando a pessoa leva um susto ou um choque, fica imediatamente sem forças, as pernas bambas, as mãos tremem, ficam com a cabeça vazia. Isso significa que o plexo solar esgotou suas forças.

Chakra do Plexo Solar

Nome Sânscrito: MANIPURA (”Cidade das Jóias”)

Mantra: Ram.

Localização: Abdomen.

Cor: Amarelo, ou dourado.

Elemento: Fogo.

Funções: Digestão, emoções e metabolismo.

Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro.

Aspectos Positivos: Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.

Aspectoso: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.

O Chakra do Plexo Solar localiza-se na região do diafragma, um pouco acima do estômago e ligeiramente à esquerda. Está aberto para frente, mas também tem um vórtice posterior.

Representa a personalidade do ser Humano e nele estão concentradas as qualidades da mente racional e pessoal, da vitalidade, da vontade de saber e aprender, da ação do poder, do desejo de viver, de comunicar e participar. Pode-se dizer que é o elo com as outras pessoas. É um Chakra extremamente poderoso, pois promove a auto-aceitação. É com a sua plena harmonia que vivemos em plenitude fisicamente e mentalmente e nos movemos na sociedade com desenvoltura e harmonia.

Reflexologia é a prática de aplicar pressão em pontos dos pés e das mãos, a fim de estimular o sistema de cura do próprio corpo. O nome “reflexologia” deriva do fato de os reflexologistas acreditarem que as partes do corpo se refletem nos pés e nas mãos ou talvez do conceito de ação reflexa. Uma ação reflexa ocorre em um músculo ou órgão quando a sua energia é ativada a partir de um ponto de estímulo do corpo.

Umedeça os seus polegares com loção ou creme e posicione-os no centro das solas dos pés. Comece a massagem fazendo movimento circulares nos dois pés ao mesmo tempo. Esse ponto, no meio da planta dos pés, se localiza o plexo solar, e ele é a chave do nosso sistema autônomo e do nosso subconsciente. Ativando-o, a pessoa entrará em estado de relaxamento.

O plexo solar que fica localizado a mais ou menos a quatro dedos acima do umbigo, não deve estar pressionado por roupas apertadas. Se isso estiver acontecendo, solte o botão ou cinto.


Na figura acima encontramos pressionado claramente o ponto reflexo do Plexo Solar. A zona do plexo solar se estende, tanto no pé direito como no esquerdo, da base dos ossos metatarsais até os ossos cuneiformes, e é idêntica em suas porções centrais as áreas da zona do estômago.

Indigestão: comece por baixo dos dedos dos pés e pressione o polegar no estômago, intestinos, diafragma e plexo solar de ambos os pés;

Problemas de menstruação: atue em ambos os pés, prestando especial atenção às glândulas endócrinas e conclua pressionando o plexo solar reflexo de ambos os pés.

Ansiedade: comece por massagear o pé. Depois, pressione o plexo solar, os rins e as glândulas supra-renais com a palma do polegar. Rode o polegar para intervir de forma mais profunda na zona reflexa.

Jussara Hadadd

Um comentário:

  1. Os Meus pés tem muitas dor e não consigo em dentifica tomo muito chã de bodo e fico um poco melho. coloque por escrito os ponto dos pés

    ResponderExcluir