terça-feira, 22 de março de 2011

Corpo e mente em tratamento


Há milênios, povos como o do Antigo Egito utilizavam a massagem nos pés com o objetivo de recuperar a saúde. Com o passar do tempo, os chineses e os índios americanos também começaram a utilizar esse tipo de tratamento, pois perceberam a eficácia dessa prática, que serviu de estímulo para que vários pesquisadores buscassem compreender a Reflexologia sob um ponto de vista ocidental.

No Ocidente, ainda no início do século XX, o Dr. William Fitzgerald, médico em Londres, passou a compreender que o corpo possui dez zonas de energia (meridianos) que partem da coroa da cabeça e vão até as extremidades dos dedos dos pés e das mãos, sistematizando dez zonas energéticas e considerando, inclusive, os respectivos órgãos contidos nessas zonas. Assim, ele desenvolveu um tipo de massagem com pressões puntiformes nos pés. De acordo com o princípio de que a parte contém o todo, ao observar os pés (planta, dorso e 10cm acima do tornozelo) e suas zonas energéticas, foi possível projetar de modo análogo todo o corpo e determinar, assim, a área reflexa de cada órgão e glândula.

Por meio dos exames visual e tátil do pé, é possível identificar as áreas onde se produz um processo energético alterado, ou melhor, onde há indícios de excesso ou deficiência de energia, e definir, dessa maneira, o procedimento terapêutico que deverá estimular o organismo a utilizar a sua força curativa de modo adequado.

Moléstias da tensão emocional

Essa terapia possui também um caráter preventivo, já que é possível detectar nos pés – por considerá-lo um lugar de alarme – um desequilíbrio energético antes que surjam os primeiros sintomas de uma determinada enfermidade. Muitas dessas moléstias resultam da tensão emocional vivida pelo homem de hoje e a seus hábitos prejudiciais, à alimentação insana, à pressão sofrida pelo meio em que vive, aos acontecimentos traumáticos e até mesmo aos seus sapatos.

O estado de tensão, duradouro ou súbito e intenso, pode resultar em novas pautas de comportamento na tentativa do indivíduo de adaptar-se às novas circunstâncias. Quando estas experiências não são intimamente superadas, o que poderia ser um desequilíbrio energético momentâneo pode tornar-se crônico ao longo de alguns meses ou anos, e resultar, dessa maneira, em diversas enfermidades. Ataques intensivos de medo, por exemplo, podem criar um desequilíbrio tal que, com o tempo, poderá interferir no corpo físico. Neste caso, no pâncreas. Mais tarde, poderá favorecer o surgimento da diabetes.

Corpo e mente em tratamento

Além das mãos do terapeuta – que são suas mais importantes ferramentas de trabalho, pois massagearão metodicamente os pés do paciente –, é importante acrescentar que a comunicação entre paciente e terapeuta enriquece as sessões de maneira incomensurável, já que podem trocar informações muito importantes para o tratamento.

É importante frisar que essa terapia trata do indivíduo em sua totalidade (corpo e mente) e que, consequentemente, conquista o alívio de sintomas diversos como dores em geral, problemas alérgicos, circulatórios, digestivos, sexuais, os de ordem emocional (ansiedade, stress e depressão), os relacionados à menopausa e outros.

Para os atletas, a Reflexologia permite o alívio da ansiedade, resultando em maior força física e melhor equilíbrio – fatores muito importantes nas práticas competitivas –, auxilia o corpo a recuperar-se dos desgastes musculares e alivia a tensão acumulada ao final de cada conquista.

No que se refere à pele, sob o ponto de vista estético, observa-se, ao término de cada sessão, alívio das olheiras e bolsas abaixo dos olhos, o desaparecimento dos sinais de cansaço e das rugas de expressão, diminuição da queda de cabelo e o resplandecer da pele. Com a continuidade do tratamento, contribui-se também com a diminuição da celulite e a perda de peso.

Respostas desejáveis

Dos muitos pesquisadores envolvidos com a Reflexologia, o Dr. Pavlov, célebre fisiólogo russo, foi o primeiro a introduzir o conceito de "reação global do organismo" diante da resposta a determinados estímulos externos ou internos por meio do sistema nervoso central.

A Reflexologia dos pés pode provocar, com o estímulo das áreas que indicam desequilíbrio energético, reações com sintomas típicos, como um indicativo de que o organismo utiliza sua energia vital para resistir e livrar-se dos seus padecimentos. Essas respostas desejáveis podem servir-se de vários órgãos na tentativa do organismo de eliminar toxinas. Com freqüência, ocorrem as seguintes reações: processos de eliminação, cansaço relaxante, sono reparador e suor mais intenso entre outras. Essas reações são passageiras e significam que o processo de melhoria da saúde já foi iniciado, ou seja, que o organismo responde aos estímulos e começa a combater a enfermidade.

Como é possível observar, podemos encontrar na Reflexologia um tratamento simples, confortável, eficaz e 100% natural para reconquistar, gradativamente, o bem-estar físico e mental há muito tempo perdido.

Luiz Fernando Pires Duran

Nenhum comentário:

Postar um comentário