segunda-feira, 14 de março de 2011

Massagem reflexológica


Na época em que ainda caminhavam descalços por terrenos irregulares, há cerca de 3000 anos, os chineses perceberam que quando algum ponto dos pés tornava-se sensível ou dolorido, o mesmo acontecia com outra parte do corpo e vice-versa. Qualquer problema nos ouvidos, por exemplo, refletia-se próximo aos dedinhos.

A partir dessa constatação eles acabaram desenhando um mapa dos pés, com pontos que representam diferentes partes do corpo, desde órgãos e ossos até glândulas e músculos, e passaram a tocar e a aplicar pressão sobre esses pontos para tratar dores e inflamações. Essa técnica, que eles aperfeiçoaram e usam até hoje, chama-se reflexoterapia.

Transmitida durante séculos de uma geração para outra, a reflexoterapia acabou chegando ao Ocidente, à Alemanha no início do século passado e apenas mais recentemente, a partir dos anos 90, é que passou a ser conhecida no Brasil. Apesar de ser uma técnica que se desenvolveu de uma forma empírica - pois não se sabia ao certo porque a massagem de determinado ponto do pé estimulava o bom funcionamento do órgão correspondente - existem hoje teorias médicas que embasam a reflexoterapia como medicina alternativa e técnica eficiente para o tratamento de doenças de origem funcional.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário