sexta-feira, 6 de maio de 2011

Reflexologia Ocidental



Há milênios, povos como o do Antigo Egito utilizavam a massagem nos pés com o objetivo de recuperar a saúde. Com o passar do tempo, os chineses e os índios americanos também começaram a utilizar esse tipo de tratamento, pois perceberam a eficácia dessa prática, que serviu de estímulo para que vários pesquisadores buscassem compreender a Reflexologia sob um ponto de vista ocidental.

No Ocidente, ainda no início do século XX, o Dr. William Fitzgerald, médico em Londres, passou a compreender que o corpo possui dez zonas de energia (meridianos) que partem da coroa da cabeça e vão até as extremidades dos dedos dos pés e das mãos, sistematizando dez zonas energéticas e considerando, inclusive, os respectivos órgãos contidos nessas zonas. Assim, ele desenvolveu um tipo de massagem com pressões puntiformes nos pés. De acordo com o princípio de que a parte contém o todo, ao observar os pés (planta, dorso e 10cm acima do tornozelo) e suas zonas energéticas, foi possível projetar de modo análogo todo o corpo e determinar, assim, a área reflexa de cada órgão e glândula.

Por meio dos exames visual e tátil do pé, é possível identificar as áreas onde se produz um processo energético alterado, ou melhor, onde há indícios de excesso ou deficiência de energia, e definir, dessa maneira, o procedimento terapêutico que deverá estimular o organismo a utilizar a sua força curativa de modo adequado.

Por Luiz Fernando Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário