quarta-feira, 22 de junho de 2011

Banho alternado de pés para relaxar



Experimente um banho alternado de pés, quente e frio. É um método simples, agradável e extremamente eficaz, que utiliza a água como forma de promover uma verdadeira ginástica dos vasos sanguíneos dos pés e das pernas. Isso ocorre porque os vasos periféricos se contraem com o estímulo da água fria, e com a água quente se dilatam.

O que você vai precisar é de duas bacias onde caibam seus pés; uma toalha de banho ou de rosto; um lugar confortável para se sentar. Em uma das bacias, coloca-se água quente. Na outra, água fria. Ambas com quantidade suficiente para cobrir os seus tornozelos. Quanto maior a diferença entre as temperaturas, maior é o efeito. Mas tome cuidado: a água muito quente ou muito fria causa lesões na pele. Utilize temperaturas que sejam agradáveis a seus pés. Tenha uma pequena vasilha com gelo e uma garrafa térmica com água quente ao seu alcance. Você vai usá-los para manter as temperaturas nas bacias durante a prática. O procedimento começa com a água quente, onde seus pés ficarão imersos durante 4 minutos. Após esse tempo, tire os pés da bacia quente e coloque-os na água fria, por 1

minuto. Volte então para a água quente, por mais 4 minutos, e depois troque novamente. Faça pelo menos 4 trocas, o que vai levar aproximadamente 20 minutos. Ao terminar (com a água fria), enxugue bem os pés e evite tomar friagem. Para incrementar esses 20 minutos, escolha um local que favoreça seu relaxamento. Use a cadeira ou a poltrona mais confortável que você puder. Feche as janelas, evitando corrente de ar. Acenda uma vela, perfume o ambiente, coloque uma música adequada para relaxar. Lembre-se de desligar o telefone, ou, se não puder, deixá-lo ao seu alcance.

Tenha um relógio visível, para que você possa controlar o tempo. Se você quiser, pode colocar bolinhas de gude no fundo das bacias para fazer uma massagem. O banho alternado de pés, além de ajudar nos casos de varizes, cansaço, má circulação e dores nas pernas e pés, também é indicado para quem sofre de insônia, dores de cabeça, resfriados e depressão.

Atenção: O procedimento descrito é contra-indicado para pessoas com trombose, idosos, hipertensos e pessoas debilitadas devem ter cuidado com as temperaturas. Nesses casos, não utilize temperaturas extremas.

Dica da naturóloga: Aproveite o momento e observe-se! Tenha em mãos papel e caneta. Perceba suas reações fisiológicas, mentais e emocionais em cada troca. Anote os pensamentos, sensações, lembranças, vontades. Faça analogias do quente/frio com o momento atual de sua vida. Aprofunde-se!

Um pouco além: Na água, pode-se colocar sal grosso, plantas medicinais, óleos essenciais, flores, florais, argila, algas marinhas, corantes, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário