segunda-feira, 27 de junho de 2011

Joanete



Pode-se prevenir a deformação dos pés com o uso de calçados adequados
Inicialmente começam como pequenos calos próximos ao dedão dos pés, mas com o tempo, a constante pressão sobre as articulações dos demais dedos, vai acentuando a deformação dos membros e provocando intensas dores.

Além do desconforto da dor, a joanete prejudica a marcha e o equilíbrio físico e aumenta o risco de quedas nos idosos. A deformação dos pés provoca também problemas com a autoestima, já que quem possui joanete não pode usar qualquer calçado.

Em geral, quem tem joanete já nasce com esta predisposição genética, embora o problema possa aparecer ou se agravar com o uso de sapatos inadequados. Nas mulheres a incidência da doença é 20 vezes maior do que nos homens. Tudo por causa dos sapatos de salto alto e de bico fino. Para prevenir a doença os médicos aconselham o uso de sapatos adequados e confortáveis, de bico largo e couro maleável e que evitem o atrito com a pele.

Dependendo do grau de deformidade ao joanete pode ser corrigido através de cirurgia. Tudo vai depender da avaliação do médico ortopedista.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário