quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A arte suave da reflexologia

A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas.
Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

Desta forma, os pés podem desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa saúde.

As origens da Reflexologia
Remontam à Antiguidade, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica.
Embora não se saiba ao certo quando e como começou, as evidências indicam que a reflexologia tem sido praticada por diversas culturas ao longo da História.

De acordo com uma teoria que goza de grande aceitação, a Reflexologia nasceu na China há cerca de 5000 anos.
O documento mais antigo que descreve a prática da Reflexologia foi encontrado em escavações no Egito. Trata-se de um pictograma produzido à volta de 2500 a 2330 a.c. e foi descoberto no túmulo de um médico egípcio, Ankmahar, em Saqqara.
Pela observação do túmulo conclui-se tratar-se de uma pessoa muito importante na sua época e que gozava de grande prestígio.

A Reflexologia passou por diversas fases e foi praticada de várias maneiras ao longo dos anos, diferindo em estilo e localização dos pontos consoante o estudioso/terapeuta.

Hoje em dia, os estilos e mapas reflexológicos estão mais aproximados uns dos outros e poucas diferenças apresentam entre si!
{Na técnica do shiatsu existem cinco elementos que o terapeuta pode diagnosticar o paciente de acordo com suas necessidades, são eles:} 1º(Fogo) que representa o coração, 2º (Madeira) que representa o fígado, 3º (Água) que representa os rins, 4º (Metal) que representa pulmão, 5º (Terra) que representa o estômago.

Os cinco elementos são na realidade, os cinco elementos básicos que constituem a natureza: a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água.

Existe entre eles uma interdependência e uma interrestrição que determinam seus estados de constante movimento e mutação.

A teoria dos cinco elementos ocupa um lugar importante na medicina chinesa, porque todos os fenômenos dos tecidos e órgãos, da fisiologia e da patologia do corpo humano, estão classificados e são interpretados pelas inter-relações desses elementos. Essa teoria é usada como guia na prática médica.

Os antigos chineses dividiram todos os objetos e fenômenos do universo entre os 5 elementos, e ao estudar e interpretar as relações entre os elementos, conseguiram deduzir alguns mecanismos básicos e abrangentes, que permitem a compreensão do corpo humano e da natureza, até prever os acontecimentos.

Os cinco elementos (energéticos e não-materiais) geram-se uns aos outros de acordo com essa ordem: madeira gera fogo, o fogo gera a terra, a terra o metal, o metal a água, e assim sucessivamente.

Ribamar Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário